IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
PENSAMENTO NUMÉRICO VALORIZANDO O SABER
Maria Raquel Alvarenga dos Anjos 1   (autor)   mr.anjoo@ig.com.br
Mikhail Pertrovich Vishnevskii 2   (orientador)   mikhail@uenf.br
Vânia Estrela 3   (co-orientador)   vaniave@fastmail.fm
1. Graduanda do Laboratório de Ciências Matemáticas, UENF, Campos dos Goytacazes/RJ
2. Prof. Dr. do Laboratório de Ciências Matemáticas, UENF, Campos dos Goytacazes/RJ.
3. Profa. Dra. do Laboratório de Ciências Matemáticas, UENF, Campos dos Goytacazes
INTRODUÇÃO:
O objetivo é desenvolver estratégias para promover um aprendizado significativo que reforça a necessidade de dar um novo sentido à prática docente, valorizando o saber matemático através de atividades lúdicas desenvolvidas, indissociadas do contexto social, moral e intelectual.
METODOLOGIA:
Desenvolvimento de atividades lúdicas, em escolas públicas, com a utilização do ábaco como instrumento, considerando os aspectos culturais e sócio-econômicos do público alvo. Verificando como o conteúdo é assimilado, se estiverem integrados ao cotidiano dos alunos.
RESULTADOS:
O pensamento numérico independe do aspecto sócio-econômico, ocorrendo uma necessidade de se criar rotas secundárias considerando os múltiplos desempenhos do aluno ao longo de sua vida escolar. O desenvolvimento lógico matemático depende de motivação capaz de gerar cidadãos com capacidade de pensar com autonomia e senso crítico de maneira bastante lógica.
CONCLUSÕES:
Por meio de métodos aplicados e orientados de forma eficaz, o docente pode ter noção do que os alunos sabem, e sobre as possíveis falhas de aprendizagem, recuperar a capacidade cognitiva destes e pesquisar maneiras de incentivar e desenvolver habilidades de raciocínio lógico-matemático.
Palavras-chave:  Autonomia; Habilidade; Lógica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004