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A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática |
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PENSAMENTO NUMÉRICO VALORIZANDO O SABER |
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Maria Raquel Alvarenga dos Anjos 1 (autor) mr.anjoo@ig.com.br | Mikhail Pertrovich Vishnevskii 2 (orientador) mikhail@uenf.br | Vânia Estrela 3 (co-orientador) vaniave@fastmail.fm |
| 1. Graduanda do Laboratório de Ciências Matemáticas, UENF, Campos dos Goytacazes/RJ | 2. Prof. Dr. do Laboratório de Ciências Matemáticas, UENF, Campos dos Goytacazes/RJ. | 3. Profa. Dra. do Laboratório de Ciências Matemáticas, UENF, Campos dos Goytacazes |
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INTRODUÇÃO: O objetivo é desenvolver estratégias para promover um aprendizado significativo que reforça a necessidade de dar um novo sentido à prática docente, valorizando o saber matemático através de atividades lúdicas desenvolvidas, indissociadas do contexto social, moral e intelectual. |
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METODOLOGIA: Desenvolvimento de atividades lúdicas, em escolas públicas, com a utilização do ábaco como instrumento, considerando os aspectos culturais e sócio-econômicos do público alvo. Verificando como o conteúdo é assimilado, se estiverem integrados ao cotidiano dos alunos. |
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RESULTADOS: O pensamento numérico independe do aspecto sócio-econômico, ocorrendo uma necessidade de se criar rotas secundárias considerando os múltiplos desempenhos do aluno ao longo de sua vida escolar. O desenvolvimento lógico matemático depende de motivação capaz de gerar cidadãos com capacidade de pensar com autonomia e senso crítico de maneira bastante lógica. |
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CONCLUSÕES: Por meio de métodos aplicados e orientados de forma eficaz, o docente pode ter noção do que os alunos sabem, e sobre as possíveis falhas de aprendizagem, recuperar a capacidade cognitiva destes e pesquisar maneiras de incentivar e desenvolver habilidades de raciocínio lógico-matemático. |
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Palavras-chave: Autonomia; Habilidade; Lógica. |
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