IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 4. Física da Matéria Condensada
Determinação da constante dielétrica de um metal usando a Teoria do Funcional da Densidade.
Ana Paula Fávaro 1   (autor)   
João Vítor Batista Ferreira 1   (orientador)   jvitor@dfi.ufms.br
1. Departamento de Física / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
INTRODUÇÃO:
A grande aspiração em Física é explicar as propriedades dos materiais conhecendo somente seus constituintes primários - os átomos. O estudo da estrutura eletrônica geralmente é feito resolvendo a equação Hamiltoniana que representa o sistema físico. Muitas vezes é impossível obter soluções analíticas exatas ou mesmo aproximadas com suficiente precisão. O objetivo deste projeto é estabelecer um procedimento teórico simples para determinar a constante dielétrica de um metal representado por um gás de elétrons, utilizando a Teoria do Funcional da Densidade. Podemos descrever um metal simples como sendo constituído por íons e por uma nuvem de elétrons que os permeia. Os íons são os núcleos atômicos que perderam o elétron de valência e estão rigidamente localizados formando uma rede cristalina. Por simplicidade consideramos a carga positiva dos íons uniformemente distribuída no metal. A nuvem eletrônica é constituída pelos elétrons de valência e que agora podem se locomover livremente interagindo entre si, com os íons, com algum átomo estranho (impureza) ou campo externo aplicado. Assim o estudo de metais passa a ser feito através da determinação de propriedades do gás de elétrons. A constante dielétrica descreve a resposta dielétrica de um meio quando sobre este é aplicado um campo externo ou se insere uma impureza no material. Essa propriedade tem um papel importante no desenvolvimento de novos materiais, por exemplo, em dispositivos de memória em computadores.
METODOLOGIA:
A teoria do DFT é baseada nos trabalhos de P. Hohemberg e W. Kohn que identifica como variável básica nos sistemas de muitos corpos a densidade eletrônica, a partir da qual se pode encontrar as demais grandezas físicas. Para encontrar a densidade eletrônica, utiliza-se técnica desenvolvida por Kohn e Sham, que consiste em descrever o sistema de muitos corpos interagentes em um outro sistema de muitos corpos não interagentes. Afim de que este novo sistema tenha a mesma densidade eletrônica do sistema original utiliza-se um potencial externo que tenta simular a interação entre os elétrons. Não existe uma fórmula exata para o potencial externo e constitui uma grande área de pesquisa dentro da DFT a construção deste termo que melhor se adapte para os mais diferentes sistemas físicos. Para determinar a constante dielétrica do gás de elétrons utilizamos o cálculo funcional e encontramos um funcional de energia para o sistema dentro do contexto da DFT. Minimizamos o funcional de energia com o vínculo do número de elétrons N ser constante e encontramos uma expressão para energia no estado fundamental. Linearizamos este resultado e utilizando transformada de Fourier identificamos um termo no denominador como sendo a constante dielétrica. Esta metodologia foi desenvolvida pelo pesquisador K. W. Capelle (IFSC-USP).
RESULTADOS:
Utilizamos o método descrito e obtivemos a constante dielétrica de um gás de elétrons representado pelo Modelo de Thomas Fermi, onde se considera somente a interação Coulombiana entre os elétrons. Essa propriedade já havia sido obtida através de outros métodos. Também encontramos a constante dielétrica de um gás de elétrons representado pelo Modelo de Thomas Fermi Dirac, sendo que neste caso além da interação Coulombiana acrescenta-se um termo para representar a interação de troca entre os elétrons. A constante dielétrica deste modelo já é conhecida na literatura, calculada com outros métodos que são de difícil aplicação em sistemas mais complexos. Para tratar estes sistemas incluímos um termo no funcional da energia cinética parecido com o proposto por Weizsacker, aplicamos a metodologia acima mencionada e obtemos uma nova expressão para a constante dielétrica.
CONCLUSÕES:
Através de gráfico podemos mostrar que a constante dielétrica calculada pelo uso do DFT nos Modelos de Thomas Fermi e Thomas Fermi Dirac são equivalentes aos já conhecidos na literatura com melhor aproximação ao resultado mais exato para a constante dielétrica, obtida pelo método de Randon Phase Aproximation. A metodologia por nós utilizada apresentou-se mais simples dos que os métodos mais conhecidos e acreditamos permita a inclusão do termo de Weizsacker para tratar sistemas físicos mais complexos.
Instituição de fomento: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - Fundect
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Constante Dielétrica; Teoria do Funcional da Densidade; Metal como gás de elétrons.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004