IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
O JORNAL E A LITERATURA:RECONSTRUINDO A MEMÓRIA DA LEITURA NO PARÁ-1860
Brena de Cássia Farias Cavalcante 1   (autor)   brenacssf@yahoo.com.br
Germana Maria Araújo Sales 1   (orientador)   sangs@uol.com.br
1. Departamento de língua e Literaturas Vernáculas, Universidade Federal do Pará- UFPA
INTRODUÇÃO:
Em meados do século XIX, o Pará começou a beneficiar-se do rápido desenvolvimento da borracha. Graças aos lucros do comércio a cidade se transformara, e, quem visitasse, naquela época , a cidade de Belém, teria a satisfação de ver muitas livrarias novas e grande desenvolvimento do periodismo. Fato este que fundamenta a afirmação de Hallewell (1995)quando assinala que a circulação de livros em Belém, era superiora a da importante província da Bahia, nos últimos anos do império.
Neste sentido, o trabalho “O Livro e a Literatura:reconstruindo a memória da leitura no Pará na segunda metade do século XIX-1860”,vinculado ao projeto “História do Romance Brasileiro: Século XIX”, investigou a circulação de obras e textos literários publicados nos periódicos do ano de 1860 em Belém.
Lajolo (1999) defende que a leitura, na condição de prática social, assume diferentes perfis em diversos cenários históricos, sendo o reconhecimento desta historicidade, fundamental no estabelecimento da metodologia do trabalho com leitura e na interpretação dos resultados obtidos.Neste sentido, a relevância deste trabalho, reside, sobretudo, no fato de iniciar o reconhecimento de uma parte da história do livro e da leitura na cidade de Belém, pesquisa que vem acrescentar e complementar as pesquisas brasileiras relacionadas ao tema em discussão, sendo indispensável observar a produção dos periódicos, já que estes contribuíram efetivamente para a divulgação e popularização da leitura na cidade de Belém.
METODOLOGIA:
Nesta secção, destacamos os procedimentos metodológicos mais importantes utilizados para a efetivação desta pesquisa.Sendo assim, foram feitas leituras teóricas relacionadas a História do Livro e da Leitura.Estas, influenciaram bastante a escolha pra se construir uma memória da leitura no Pará.
Desta feita, verificamos a lista de periódicos microfilmados existentes na seção “Obras raras”, da Biblioteca Arthur Viana, e logo após passamos à investigação das “informações literárias”(folhetins, contos, romances e novelas) publicadas nestes periódicos, sendo estas, transcritas e armazenadas no computador. Também os anúncios de livrarias e/ou casas de impressão foram selecionados e transcritos de acordo, com o dia, mês e ano de sua publicação.
Assim, através da verificação dos anúncios, foi feito um levantamento das categorias dos livros anunciados, para a verificação de que tipos seriam mais lidos e, principalmente de quem os lia.
RESULTADOS:
Este trabalho apresenta como resultado teórico, a assimilação sobre como se desenvolveu e tem se desenvolvido, as pesquisas relacionadas à construção da memória do livro e da leitura no Brasil. E como resultado prático, os dados coletados nos jornais circulantes em Belém na década de 1860, como A Gazeta Official, o Treze de Maio, A Estrella do Norte, Jornal do Pará, o Colombo, O Liberal do Pará e o Diário de Belém.Verificamos nestes jornais, a presença de anúncios que retratam os espaços de venda de livros da época proposta. A maioria deles trazem listas com os títulos dos livros, o que possibilitou o estabelecimento de uma média da categoria das obras mais lidas.

Com a posse dos dados também foi possível afirmar que a prática do folhetim era bastante recorrente no período de 1860. O modismo francês alcançara esta província, e encontramos nestes jornais um espaço destinado à publicação de textos literários, coberto pelas rubricas “Variedades, Miscellanea ou Litteratura”, tal qual ocorria na França. E mais: em 1867( Jornal do Pará) têm-se a publicação do primeiro folhetim propriamente dito. Estas informações, foram descritas de forma a se considerar o autor, gênero, nome e ano desses textos.
E por fim, a leitura cuidadosa dos textos literários mais importantes, permitiu-nos a construção de um índice contendo os resumos dos escritos e folhetins presentes, nos chamados espaços de entretenimento dos jornais pesquisados.
CONCLUSÕES:
O trabalho de investigação dos periódicos de Belém em 1860, pode ser visto como mais uma contribuição para a construção da história da leitura no Pará. A análise de tais periódicos já demonstram a existência de um público leitor na província, uma vez que são constantes os anúncios de livrarias e de obras que “saíam à luz” nos gabinetes de leitura. E mesmo a publicação em massa de crônicas, resenhas de livros, contos, novelas e dos chamados romances em “picadinhos” constituem-se provas de que se lia na província nestes tempos do século XIX.
Vale ressaltar a importância da coleta destes dados, pois os jornais estão bastante deteriorados em virtude da ação do tempo, somente sendo possível lê-los através de microfilmes. Por isso, as informações adquiridas com a presente pesquisa, estão sendo resguardadas em um banco de dados, o que garantirá a perenidade do corpus coletado.
Assim, cremos que as informações coletadas na década proposta (1860), constituem-se fontes bastante sugestivas para a escrita de uma história social da leitura no Pará, além de contribuir para os estudos da memória da leitura no Brasil.
Instituição de fomento: PIBIC/UFPA
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Leitura; Século XIX; Pará.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004