IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
ANÁLISE FARMACOGNÓSTICA DE RIZOMAS DE Curcuma zedoaria.
Bruno Rocha Marin 1   (autor)   brmarin2002@yahoo.com.br
Cristiane Suemi Shinobu 1   (colaborador)   
Karina Aparecida Prates 1   (colaborador)   
Thâmara Aline Bertoni 1   (colaborador)   thafarma@hotmail.com
Mara Lane Carvalho Cardoso 1   (co-orientador)   mlccardoso@uem.br
João Carlos Palazzo de Mello 1   (orientador)   mello@uem.br
1. Depto. de Farmácia e Farmacologia, Universidade Estadual de Maringá - UEM.
INTRODUÇÃO:
Curcuma zedoaria (Christm.) Roscoe, Zingiberaceae, é uma planta de origem indiana, utilizada popularmente em casos de: gastrites, úlceras, mau hálito, flatulências, hipercolesterolemia, ativação da circulação sangüínea, entre outros. A população emprega os rizomas nas formas de chás (infusão), decoctos e até mesmo na forma de pó. Na literatura foram encontrados trabalhos relacionados com: atividade antiiflamatória, através da inibição da atividade da COX-2 (inibição da produção de protaglandinas E2) e formação do óxido nítrico; extratos cetônicos inibindo a contração de aortas isoladas de ratos pela alta concentração de potássio e a presença de sesquiterpenos presentes nesses extratos com ação hepatoprotetora; o óleo essencial apresentou atividade antioxidante, e a curcumina isolada apresentou atividade antibacteriana em casos de colecistes. Apesar de vários trabalhos biológicos nota-se a ausência de dados de controle de qualidade da droga vegetal. Este trabalho teve por objetivo realizar o controle de qualidade farmacognóstico preliminar da droga vegetal, através de ensaios farmacopéicos e cromatográfico.
METODOLOGIA:
A droga vegetal foi coletada em Maringá, PR, em janeiro de 2004 e o material foi identificado pela Profa. Dra. Cássia Mônica Sakuragui (DBI-UEM). Foram realizados os seguintes ensaios de acordo com a Farmacopéia Brasileira 4. edição, com número de amostragem igual a três, com os rizomas: teor de umidade; determinação do teor de extrativos; determinação do teor de resíduo seco; cinzas totais; cinzas insolúveis em ácido; teor de óleo essencial. Preparou-se extrato com álcool 96% sob refluxo por 15 min e, após filtração, foram aplicados 50 μl na forma de banda em cromatofolha de gel de sílica 60 F254. Empregaram-se as seguintes fases móveis: I) tolueno: acetato de etila (97:3; v/v) e II) clorofórmio: etanol: ácido acético glacial (94:5:1; v/v). Após o desenvolvimento, o cromatograma desenvolvido no sistema I foi revelado com solução etanólica a 1% de vanilina seguida de uma solução a 5% de ácido sulfúrico deixando-se em estufa à 105 0C durante 10 min para a pesquisa de timol. Já o cromatograma desenvolvido no sistema II foi visualizado à luz natural e sob luz UV365 nm para a detecção de curcumina.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos para os ensaios farmacopéicos foram: teor de umidade: 8,15%±0,10 (CV%=1,26); determinação do teor de extrativos: 25,99%±0,05 (CV%=0,99); determinação do teor de resíduo seco: 7,11%±0,02 (CV%=1,45); cinzas totais: 6,17%; cinzas insolúveis em ácido: 2,2%; teor de óleo essencial: 1,0%. O cromatograma desenvolvido no sistema I após revelação apresentou várias manchas de coloração variável de azul intensa a violeta. A substância de interesse, timol, foi identificada com valor de Rf igual a 0,47 com coloração violeta. O cromatograma realizado com o sistema II apresentou duas manchas amareladas à luz natural com valores de Rf iguais a 0,63 e 0,83. A mancha correspondente à curcumina refere-se àquela com valor de Rf igual a 0,63, tendo sido visualizada, também, sob luz UV365 nm, apresentando-se de coloração amarelada intensa.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que, os resultados obtidos com controle de qualidade permitem traçar um perfil preliminar da droga vegetal. Entretanto, é necessário realizar um controle mensal para estabelecer as condições mínimas para cada uma das técnicas empregadas e, assim, justificar a elaboração de uma monografia farmacopéica. Os sistemas cromatográficos utilizados foram adequados à proposta de controle do extrato do rizoma de Curcuma zedoaria, já que comparando-os com a literatura especializada, os resultados foram idênticos.
Palavras-chave:  Curcuma zedoaria; Controle de qualidade; Cromatografia em camada delgada.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004