IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
INDISCIPLINA NA SALA DE AULA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
MARIA DE LOURDES SELLA 1   (autor)   mariasella@unirondon.br
1. FACULDADES INTEGRADAS CANDIDO RONDON - UNIRONDON
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃ) Este trabalho investigou as manifestações de indisciplina na sala de aula do primeiro ano do ensino médio, em uma escola particular, em Cuiabá – MT. Buscando compreender as manifestações de indisciplina a partir das relações pedagógicas concretizadas no interior da sala de aula, tomando como suporte o papel da escola como gestora dessas relações.
METODOLOGIA:
(METODOLOGIA) Abordagem feita na perspectiva qualitativa, revisão bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas com o diretor e dez professores. Com os alunos desenvolveu-se uma dinâmica de grupo. Foram observadas as práticas pedagógicas dos professores. Analisada a proposta pedagógica e o modelo administrativo da escola.Buscando compreender as relações escola/professor/aluno e as manifestações de indisciplinas na sala de aula.
RESULTADOS:
(RESULTADOS) Os estudos indicaram ausência de uma proposta pedagógica, capaz de orientar os trabalhos educacionais. Contradições entre os objetivos propostos pelo Diretor, metodologia e argumentação dos professores, evidenciaram desarticulação das práticas pedagógicas. Os professores trabalham de forma individualizada, assumindo posturas contraditórias, em relação a manifestações de indisciplina, gerando dificuldades nas relações professores/alunos, aluno/aluno na sala de aula. Os alunos argumentaram que a falta de critérios pré-estabelecidos, em relação à disciplina/indisciplina deixa-os “perdidos e inseguros”.
CONCLUSÕES:
(CONCLUSÕES) Nessa complexa teia de relações, as manifestações de indisciplina dos alunos, materializam as contradições vivenciadas no cotidiano escolar, pela ausência de normas claras e uma proposta pedagógica capaz de agregar os sujeitos envolvidos no processo educativo, que corresponda às expectativas da clientela atendida.
Palavras-chave:  Indisciplina; Práticas pedagógicas; Proposta Pedagógica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004