IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia
INFLUÊNCIA DOS FENÔMENOS EL NIÑO E LA NIÑA NA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL DE SANTA MARIA /RS.
Luís Renato Jasniewicz 1   (autor)   lrenatoj@yahoo.com.br
Jones Simon 1   (autor)   jonessimon@mail.com.br
Rafael Pivotto Bortolotto 1   (colaborador)   rpbortolotto@mail.ufsm.br
Sandro Luís Petter Medeiros 1   (orientador)   sandro@ccr.ufsm.br
Nara Rejane Zamberlan dos Santos 1   (co-orientador)   naraz@terra.com.br
1. Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
INTRODUÇÃO:
El Niño (EN) e La Niña (LN) são fenômenos de grande escala caracterizados por anomalias no padrão de temperatura da superfície do Oceano Pacífico Tropical que ocorrem de forma simultânea com anomalias no padrão de pressão atmosférica nas Regiões de Darwin (Austrália) e Taiti. Esses fenômenos afetam a circulação atmosférica determinando alterações de temperatura do ar e, principalmente, de precipitação pluvial em diversas regiões do globo. Segundo BERLATO & FONTANA (1996), no Rio Grande do Sul houve alterações no padrão de precipitação tanto em anos de EN como LN, na mesma época do ano. Principalmente no final da primavera e início do verão os eventos de EN estiveram associados com precipitação acima da normal e abaixo da normal em anos de LN. A previsão de eventos EN/LN é um dos maiores esforços atuais da pesquisa no sentido de orientar medidas preventivas contra os seus efeitos (ASSIS et. al. 1997). Como exemplo disso, podem-se citar os prejuízos causados pelo excesso de chuvas durante o evento EN do ano de 1997 nas lavouras de arroz da região do município de Santa Maria – RS, importantíssimos, devido a ser esta uma região tipicamente agrícola. O objetivo desse estudo foi analisar a interferência dos fenômenos EN e LN na precipitação do município de Santa Maria – RS.
METODOLOGIA:
O município de Santa Maria está localizado no centro geográfico do Estado do Rio Grande do Sul, na zona fisiográfica denominada Depressão Central, 29º42’S, 53º42’W, e 95 m. Foram utilizados totais mensais de chuva de julho de 1968 a setembro de 2003, obtidos junto a Estação Meteorológica situada no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A série dos eventos EN/LN foi obtida junto ao site http://www.cpc.noaa.gov . Dentro dos períodos de ocorrência de EN/LN foi calculada a percentagem de ocorrência de chuvas acima e abaixo da média normal mensal. Foram considerados períodos neutros (NE) aqueles sem a ocorrência dos fenômenos EN/LN. Realizou-se uma análise estatística aplicando-se o Teste t com duas amostras presumindo variâncias diferentes e, posteriormente, aplicou-se o Índice de Precipitação Estandardizada (IPE): IPE= P-PM/DP, onde P é a precipitação do mês, PM é a média mensal (incluindo todos os anos em estudo), e DP é o desvio padrão de precipitação (ASSIS et. al. 1997).
RESULTADOS:
De acordo com o Teste t com duas amostras presumindo variâncias diferentes não foram observadas diferenças significativas entre a precipitação em períodos de EN, nem em períodos de LN quando comparados com períodos neutros, nos anos estudados. Consideram-se significativos valores de probabilidade (p) menores que 0,05. Entretanto isto pode ter acontecido porque a análise foi feita com as médias dos períodos de ocorrência de cada fenômeno, sem observar se a variação foi para mais ou para menos. Segundo a análise do IPE pode-se observar uma leve tendência de aumento na precipitação entre os meses de abril a novembro em anos de EN, sendo que probabilidade de ocorrência de chuvas acima da média variou de 50% a 66,7% nesse período. Segundo BERLATO & FONTANA (2003) no RS, o EN apresenta um pico de influência nos meses de outubro a dezembro, com novo pico de abril a junho. Para o fenômeno LN, houve uma tendência na diminuição da precipitação durante todo o ano, com exceção do mês de agosto, quando a probabilidade de ocorrência de chuvas abaixo da média foi de 28,6%. Seu pico de influência ocorreu nos meses de outubro e novembro, quando essa probabilidade foi de 90%. A nível estadual encontra-se um comportamento mais sensível à influência dos fenômenos EN e LN, sendo mais característico para o EN, o que não foi encontrado para o município de Santa Maria.
CONCLUSÕES:
Para o fenômeno LN, a tendência de diminuição na precipitação se manteve durante todos os meses, excetuando-se o mês de agosto, que apresentou tendência de aumento na precipitação. Observa-se que a maior influencia ocorre nos meses de outubro e novembro, quando a probabilidade de ocorrência de volumes de chuva abaixo da média é de 90%. O EN não apresentou influência significativa sobre a probabilidade de ocorrência de precipitação acima ou abaixo da média de períodos considerados neutros. Entretanto, analisando-se o IPE observa-se uma tendência ao aumento de precipitação entre os meses de abril a novembro, em períodos de EN.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  El Niño; La Niña; precipitação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004