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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O DILEMA: CONTINUAR OU PARAR DE ESTUDAR?
Arali Maiza Parma Dalsico 1   (autor)   aralidalsico@ig.com.br
1. Deptº de Ens. Org. Escolar-DEOE, Instituto de Educação-IE, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
INTRODUÇÃO:
Todo aluno, em algum momento de sua vida escolar depara-se com o dilema: continuo ou paro de estudar? Constata-se que a jovem tem 3 momentos que são decisivos em sua vida quanto a continuidade ou não dos estudos, são as escolhas entre: vida doméstica e escola, maternidade e escola, emprego e escola. Ao jovem, a escolha fica entre o trabalho e a escola, pois ele se vê na obrigação de ajudar no sustento da família. Na encruzilhada entre presente e futuro o jovem analisa os riscos e benefícios dos estudos e ao perceber que a escola pouco ajudou na vida de seus pais, que conseguiram sobreviver e dar um mínimo de conforto à família, mesmo sem muito estudo, a escola e o saber vão perdendo seus valores e acabam sendo destituídos de importância e significados. Na disputa entre estudo e sobrevivência, quase sempre, o estudo é preterido. No entanto, nas duas últimas décadas do século XX, muitos países reintroduziram no discurso e na política de governo a importância da educação para o desenvolvimento econômico do país, retomando a idéia do poder transformador da educação no processo de trabalho. Diante deste panorama, esta pesquisa tem por objetivo analisar os motivos que levam as pessoas a não continuar o estudo; se pretendem retomá-lo e por quê.
METODOLOGIA:
A presente pesquisa foi realizada através de entrevistas com oito pessoas, residentes nas periferias de Cuiabá e Várzea Grande, no Estado de Mato Grosso, sendo todas elas migrantes e vindas do mesmo local de origem, a vila de Casa Branca, no município de Xambrê, na região oeste do estado do Paraná. Quanto ao gênero temos: quatro homens e quatro mulheres. O grau de escolaridade dos entrevistados está distribuído da seguinte forma: a) Ensino Médio completo: um homem e duas mulheres; b) Ensino Médio incompleto: uma mulher; c) Ensino Fundamental incompleto: um homem; d) Cursando Ensino Médio: três homens.
RESULTADOS:
Para as pessoas entrevistadas o trabalho adquiriu um sentido mais importante do que o estudo por fornecer resultados imediatos, exemplo, uma melhora no padrão financeiro da vida desses jovens, tornando-os financeiramente independentes dos pais. Assim aparece justificada a decisão de abandonar os estudos diante do primeiro obstáculo e optar apenas pelo trabalho. Porém, alguns desses jovens que abandonaram a escola, hoje adultos, vêem-se obrigados a retomarem os estudos, pois, o grau de escolaridade é um dos critérios de seleção no mercado de trabalho, cada vez mais exigente. Alguns dos entrevistados acham que não estão preparados para enfrentar a concorrência do mercado de trabalho e apenas pensam em retornar à escola, outros já estão estudando novamente, e pensam em tentar o vestibular para conseguir uma promoção no trabalho ou mesmo mudar de profissão. Mas também há os que se dizem atualmente satisfeitos com sua condição financeira e profissional, não vendo a necessidade de voltar à escola. Estes, alegam que o estudo não garante um futuro melhor, pois muitas pessoas, mesmo com estudo, estão desempregadas e em condições de vida piores que as deles.
CONCLUSÕES:
O trabalho é um aspecto vital ao sujeito e a educação acaba sendo secundária, podendo ser postergada ou abandonada em razão da falta de interesse, do trabalho e do casamento. Porém, a educação torna-se importante, para alguns dos sujeitos, no momento em que eles passam a precisar dela para melhorar sua subsistência, ou seja, a Educação torna-se vital quando põe em risco a permanência do sujeito no mercado de trabalho; para outros a educação não é fundamental, pois não serve como proteção contra o desemprego e a desvalorização salarial e no lugar da escolaridade, acreditam que é o domínio da competência técnica que fornece o sentido de sucesso na vida profissional. Assim, a importância da educação na vida das pessoas depende da sua relação com o meio, ou melhor, do modo como o ser humano vê a educação em relação as necessidade de sua vida.
Palavras-chave:  Educação; Trabalho; Dilema.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004