IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
AS EXPECTATIVAS ENTRE OS ACADÊMICOS DE TAPURAH, EM RELAÇÃO AO USO DA INFORMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA, OFERECIDO PELA UFMT / IE / NEAD, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Lori Hack de Jesus 1   (autor)   lorihj@terra.com.br
1. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
A Educação a Distância é uma modalidade educacional que vem mostrando grande disposição em formar seus alunos de forma que sejam autônomos no pensar, sendo sujeitos da construção do seu conhecimento. E, para que isso ocorra, disponibiliza as NTICs - Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação a eles.
Nesta mesma direção se posiciona o curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, da UFMT, oferecido na modalidade de Educação a Distância, através do Instituto de Educação/NEAD - Núcleo de Educação Aberta e a Distância, pólo de Diamantino, município de Tapurah.
Sendo este um processo recente, muitos dos professores em formação neste curso ainda não tiveram contato com a informática, cabe aqui então, buscar as expectativas que estes acadêmicos possuem em relação ao uso da informática no curso de Licenciatura, bem como, sua utilização nas Escolas de Ensino Fundamental onde atuam, principalmente, porque estes professores, hoje em formação, serão os que continuarão as atividades em sala de aula no Ensino Fundamental, onde muito em breve, estará se dando a utilização das NTICs, mesmo numa região do interior do estado de Mato Grosso, como Tapurah.
METODOLOGIA:
Para compreender os processos anteriores à chegada dos computadores às Escolas, principalmente em relação à receptividade e expectativa dos professores/acadêmicos ao uso da informática em sala de aula, que o trabalho foi dividido em três etapas, estudo bibliográfico, aplicação de questionário aos acadêmicos e análise das respostas dos mesmos.
RESULTADOS:
Observou-se que apesar de que a metade dos acadêmicos já freqüentou cursos básicos de informática, 78% dos mesmos permanecem sem acesso, o que está sendo lamentado por todos.
A maioria esmagadora, isto é, 97,5% se mostra favorável à utilização das NTICs nas Escolas, porque os equipamentos fazem parte da realidade brasileira, mas as Escolas encontram-se “atrasadas” em relação à sua utilização, porém, apenas 75% se prontificou a fazer cursos de informática aplicada à Educação.
Quanto a utlização das NTICs no curso de Licenciatura, os acadêmicos se mostraram muito reticentes, pois ainda não tiveram acesso aos CD-ROMs que servirão de apoio e complementação aos estudos de formação, sendo que 90% estão curiosos pela sua chegada, enquanto que 10% se diz “perdido”, pois desconhece o processo de navegação no CD-ROM. Outrossim, metade dos acadêmicos opina a favor da idéia de receber a orientação acadêmica via Internet, pois é um desafio que devem enfrentar e vencer.
CONCLUSÕES:
A consciência de que a utilização das NTICs na Educação já não é mais uma questão de opção, mas sim, uma necessidade está atingindo os acadêmicos de forma saudável, pois percebem o movimento da sociedade na direção da integração das tecnologias à Educação. Detecta-se sua preocupação com a visão de que o profissional da Educação deve ter, sendo atual e contextualizada, exigindo isso do seu curso de formação, sabendo que deve proporcionar-lhes as condições de se formar como cidadão pleno, onde aprenda inclusive, a leitura de novas linguagens, como são as do mundo da informática.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; Educação a Distância; Informática na Educação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004