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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O ASSENTAMENTO ITANHANGÁ
Noemi Salete Stein Fortes 1   (autor)   
Marisa Gresele Kanieski 1   (autor)   
Paulo Sérgio Barth 1   (autor)   
Susana Bêss 1   (autor)   
Lori Hack de Jesus 1   (orientador)   lorihj@tapurahnet.com.br
1. Núcleo de Educação a Distância/Instituto de Educação - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
O trabalho é resultado de um estudo realizado com pessoas pioneiras do Projeto de Assentamento Itanhangá, no qual buscou-se resgatar os fatos históricos da luta dos colonos pela conquista da terra.
METODOLOGIA:
Realizamos uma pesquisa empírica na forma de questionário e entrevistas com quinze pessoas do projeto de assentamento Itanhangá ancorado no referencial teórico de ANTUNES,1999; CASTRO,2002; CONCEIÇÃO, 1994; MARX, 1998; OLIVEIRA, 2002; PANNUTTI, 2002; SANTOS, 2002.
RESULTADOS:
O Projeto de Assentamento Itanhangá evoluiu de uma luta popular organizada, através da pressão dos assentados sobre os órgãos governamentais pela conquista da terra, pois constatamos as seguintes mobilizações no decorrer do processo: manifestos dos colonos em maio/94; invasão dos colonos nas dependências do INCRA - Regional/MT; encaminhamento de abaixo assinado ao presidente FHC, solicitando a agilização na desapropriação da área para o assentamento destes colonos; envio de fax pedindo reunião com o Ministro da Agricultura; acampamento na região do assentamento.
CONCLUSÕES:
A conquista pela terra demandou muito sacrifício dos colonos, hoje assentados em Itanhangá, onde tiveram que se organizar e lutar para superar as dificuldades iniciais. Aqueles que permaneceram na terra conseguiram avanços significativos, contribuindo para o crescimento econômico e social que culminou na emancipação política do município de Itanhangá.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação; Assentamento Agrário; Luta popular.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004