IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
NINHO DAS LETRAS, O PORVIR E O GALVANÓPOLIS: FONTES DA MEMÓRIA CULTURAL CURRAISNOVENSE (1925-1932)
Eva Cristini Arruda Câmara Barros 1   (autor)   evabarros@natal.digi.com.br
Iara Maria Carvalho Medeiros dos Santos 1   (autor)   macabea33@hotmail.com
Edilma da Silva Cortez 1   (autor)   edilma-sc@bol.com.br
Petterson José dos Santos Dantas 1   (autor)   eslisma@bol.com.br
1. Depto. de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
Este estudo privilegiou, como objeto de investigação, a revista literária Ninho das Letras e os jornais O Porvir e O Galvanópolis, editados em Currais Novos / RN, entre os anos de 1925 e 1932. Tais periódicos caracterizam-se como dispositivos discursivos permeados de significação que deixam ler usos, costumes, valores, hábitos, práticas, enfim, revelam o modo como aquela sociedade é vista e dar-se a ver. Nesse sentido, a pesquisa objetiva investigar esses periódicos a fim de perceber como, articuladamente, um certo grupo de intelectuais produziu discursos nos quais se mostravam imbuídos da responsabilidade de pensar um projeto de Modernidade curraisnovense e efetivar as mudanças que entendiam dever ocorrer no município naquela época. Sua relevância reside no fato de permitir a reconstituição de fragmentos da memória cultural dessa cidade e favorecer a socialização dessa memória através da publicação de um livro.
METODOLOGIA:
Partindo do pressuposto de que os jornais e revistas são dispositivos discursivos permeados de significação, o estudo priorizou a análise das edições da revista Ninho das Letras e dos jornais O Porvir e O Galvanópolis, procedendo-se a identificação das principais temáticas e respectivas representações através das quais um grupo de intelectuais deu a ler a Modernidade curraisnovense.
RESULTADOS:
O estudo revelou que aquele grupo de intelectuais privilegiou em seus discursos várias questões, dentre as quais destacam-se: o reordenamento do espaço físico da cidade, através da urbanização e da instalação de novos ambientes sociais (café, cinema, grupo escolar, mercado público, etc.); a normatização do corpo, mediante a defesa da higiene e do saneamento e o incentivo à prática de exercícios físicos, notadamente o futebol; e a fomentação de discussões acerca do papel social da mulher e da literatura, revelando pontos de vista contraditórios em relação a esses dois aspectos. As questões suscitadas nesses discursos contribuíram para a instauração de uma nova forma de viver em sociedade e constituem o corpus do livro provisoriamente intitulado Ninho das Letras, O Porvir e O Galvanópolis: fontes da memória cultural curraisnovense (1925-1932) , desenvolvido pelo Projeto de Pesquisa Currais Novos e os ideais progressistas dos galvanopolitanos (1920-1930), vinculado à Base de Pesquisa Cultura e Educação no Seridó Norte-rio-grandense, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da UFRN.
CONCLUSÕES:
A partir da leitura e análise da revista Ninho das Letras e dos jornais O Porvir e O Galvanópolis, pôde-se observar que tais dispositivos mostraram-se como produtos culturais estratégicos, uma vez que permitiram a captação das representações e das práticas culturais características de uma época, revelando-se, destarte, como veículos de circulação dos ideais de Modernidade em vínculo com a ordem e o poder instituídos na Currais Novos dos anos 20 e 30. Além disso, possibilitou a compreensão do modo como alguns intelectuais produziram uma leitura do ambiente social em que viviam e deles próprios, sujeitos produtores dessa leitura e suas representações.
Instituição de fomento: UFRN
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  História Cultural; Representações; Imprensa.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004