IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
A EXPANSÃO URBANA EM JOÃO PESSOA - PB - ILHA DO BISPO - UM ESTUDO DE CASO
Juliana Nóbrega de Almeida 1   (autor)   lulianageograsfia@bol.com.br
Joana d’Arc Araújo Ferreira 1   (orientador)   
Lucas da Silva 1   (colaborador)   lucasgeografia@bol.com.br
Carlos José Duarte Pereira 1   (colaborador)   
Iane Andrade de Oliveira 1   (colaborador)   ianegeografia@yahoo.com.br
1. Depto. de História e Geografia, Universidade estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
A aglomeração demográfica concentra-se nas metrópoles e nos centros urbanos de médio e grande porte, ocasionando a segregação espacial, marcada pela pobreza, exclusão social, marginalização e impacto ambiental, impulsionando então o levantamento desta pesquisa, ligada a problemática habitacional de João Pessoa - PB, principalmente a do bairro da Ilha do Bispo, localizado entre a Br 230 que dá acesso a cidade, ás margens do Rio Sanhauá.
Desta forma a pesquisa avaliou as questões relacionadas com a ocupação espacial da população, manejo dos resíduos sólidos, sistema de esgotamento sanitário, bem como renda e grau de instrução, tentando expor as rugosidades urbanísticas realizadas a partir de um diagnóstico geográfico.
METODOLOGIA:
Para a aquisição dos dados foi utilizado o método dialético, com um pressuposto qualitativo, procedendo então o mapeamento da área de estudo, realizando entrevista mediante amostras de 62 domicílios. Para execução dos dados e resultados quantitativos da pesquisa foi geoprocessado em um banco de dados no programa Microsoft Excel.
RESULTADOS:
As causas que levam a população a residirem neste local de risco estão relacionadas a sua dificuldade de inclusão em locais mais apropriados a moradia, realizando assim, a ocupação ilegal em um terreno insalubre e alagadiço, ribeirinho ao Sanhauá, expandindo dessa forma a construção de casebres e barracos por invasão desordenada construída pelos próprios moradores com o aterro do rio.
As questões de infra-estrutura e saneamento básico são gritantes, pois todos os esgotos domésticos são expostos a céu aberto escoando dentro do curso hídrico, o lixo também é jogado no mesmo lugar dos esgotos sem nenhum gerenciamento, proliferando, desta forma, os vetores nocivos.
No que tange os aspectos econômicos, a população se apresenta na sua grande maioria desempregada ou subempregada, pois mais de 70% sobrevive com menos de um salário mínimo mensal, devido seu baixo grau de instrução, pois uma pequena parcela é alfabetizada, 42%.
CONCLUSÕES:
O antagonismo urbano expõe a complexidade da produção e reprodução espacial, onde o ser humano é o agente modelador do meio.
No entanto, as localidades periféricas são as mais afetadas pelos problemas urbanos expressados pelo desemprego, violência, moradia, entre outros, devido à falta de uma gestão das políticas publicas, que contribui para o crescimento da cidade em detrimento da melhor qualidade de vida da população de baixa renda.
Algumas cidades deixam ocultas as suas áreas marginalizadas, mas no caso de João Pessoa - PB, as favelas são expostas de maneiras nítidas, pois ao chegar na entrada da cidade já se observa a expansão urbana desordenada no bairro da Ilha do Bispo, impulsionando o aumento da exclusão social, da pobreza, violência, além de os moradores serem tratados de maneira inferior na sociedade, justamente devido o local onde residem, acentuando-se as desigualdades sociais, deixando insolido a qualidade de vida dos cidadãos
Instituição de fomento: CNPq/PIBIC/UEPB
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  URBANO; POBREZA; SANEAMENTO.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004