IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação
ESTUDO DE QUINTAIS EM CURVELÂNDIA-MT: UMA ABORDAGEM SÓCIO-ECONÔMICA E ECOLÒGICA.
Orilzo de Campos Silva 1   (autor)   orilzo@bol.com.br
Argilena Cardoso Amaral 1   (autor)   argilcard2a@bol.com.br
Izaurides Késia da Costa Massavi 1   (autor)   izaurideskesiac@bol.com.br
Joanne de Oliveira Costa 1   (autor)   joanne@bol.com.br
Rose Marie da Silva Albernaz 2   (autor)   mariealbernaz@bol.com.br
Ana Rosa Ferreira 3   (co-orientador)   anarosa@bol.com.br
Anderson Marques Amaral 1   (orientador)   amaral@terra.com.br
Weily Toro Machado 4   (colaborador)   weily@bol.com.br
1. Depto. de Ciências Biológicas , ICNT-Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT, Cáceres-MT
2. Depto. de Agronomia , ICNTUniversidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT,Cáceres-MT
3. Depto. de Geografia ,ICSA Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT, Cáceres-MT
4. Depto. de Ciências Contábeis ,ICSA Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT, Cáceres
INTRODUÇÃO:
Os quintais agroecológicos desempenham várias funções ecológicas, incluindo benefícios hidrológicos, modificações microclimáticas e controle da erosão no solo, além de conservação dos recursos genéticos. No meio rural ou urbano o quintal representa um sistema agrícola de uso da terra que envolve o manejo de árvores, arbustos e ervas de usos múltiplos, intimamente associados a cultivos agrícolas anuais e perenes e criação de animais domésticos de pequeno porte, sendo o conjunto manejado pela mão de obra familiar.
METODOLOGIA:
A presente pesquisa foi realizada no município de Curvelândia, a 280 Km da capital Cuiabá-MT. Objetivou a verificação do aproveitamento e relação do morador com o seu ambiente (quintal), evidenciando a forma de manejo. Para obtenção dos dados aplicou-se questionário estruturado, a oito informantes identificados como os moradores mais antigos do município
RESULTADOS:
Constatou-se que o tempo médio de residência dos informantes é de 15 anos, sendo que o quintal que apresentou menor diversidade de espécie foi o de menor tempo de residência.Com relação à origem dos informantes observa-se que, em média, o casal é formado por homem oriundo do Nordeste e a mulher do Centro-Sul do país. Verificou-se que em 62,5% dos quintais pesquisados o homem isoladamente ou em conjunto é responsável pelo manejo dos recursos vegetais do quintal. Todos os moradores entrevistados declararam ter quintal e ter plantas no quintal, sendo que as intervenções mais citadas foram: plantio de árvores; corte de árvores e podas. O trato cultural mais citado foi o uso de adubo orgânico. Com a relação à renda dos moradores, verificou-se que 50% dos informantes possuíam renda de até dois salários mínimos. Apenas um informante declarou receber benefício do governo (aposentadoria). Todos os informantes declararam que a produção obtida nos quintais destina-se ao consumo e doação.
CONCLUSÕES:
. A baixa renda média observada evidencia que o quintal tem importante função na complementação alimentar da família, variando com as influências culturais, além de propiciar um espaço de manejo dos recursos naturais.
Instituição de fomento: Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  quintais; manejo; informantes.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004