IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia
CAPOEIRAGEM: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PRÁTICA DA CAPOEIRA EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO NO FINAL DO SÉC. XX
Álvaro Roberto Pires 1   (orientador)   logunede@uol.com.br
Alysson Cézar Pavão da Silva 2   (autor)   
Bruno Pimenta Dias 3   (autor)   pepper_legua@zipmail.com.br
Lúcio Jorge Prazeres Costa 4   (autor)   
Rodrigo Ferreira Quintanilha 5   (autor)   
1. Prof. Dr. do Departamento de Sociologia e Antropologia, UFMA
2. Graduando do curso de Educação Física, UFMA
3. Graduando do curso de Ciências Sociais, UFMA
4. Graduando do curso de Filosofia, UFMA
5. Graduando do curso de Educação Física, UFMA
INTRODUÇÃO:
A capoeira é uma atividade marcada pela presença de aspectos lúdico-marciais e musicais, o que a caracteriza como uma dança-luta-jogo (Teixeira, 2002), bastante popular no Brasil. São Luis do Maranhão, ao lado de Recife, Rio de Janeiro e Salvador, constitui um grande centro de prática de tal atividade (Carneiro, 1977) onde os capoeiristas locais afirmam existir uma capoeira maranhense, distinta das demais formas praticadas no resto do país. Procuramos neste trabalho tecer considerações acerca da chamada capoeira maranhense, levando em consideração os elementos locais e advindos de outros estados que contribuíram e contribuem na formação deste jogo.
METODOLOGIA:
A pesquisa vem sendo desenvolvida ao longo de três semestres aproximadamente e constitui parte do trabalho monográfico de um dos autores e dos projetos de pesquisa dos demais autores deste trabalho. Estão sendo usados como fontes, além da bibliografia mais conhecida como Carneiro (1977), Reis (1997) e Soares (2001), monografias produzidas localmente e entrevistas com mestres antigos, e também os mais novos, além professores e praticantes. Estamos também trabalhando com a observação direta e participante posto que todos os autores são também, há alguns anos, praticantes da capoeira.
RESULTADOS:
Através da pesquisa, podemos constatar que, embora a primeira academia de capoeira em São Luis tenha sido aberta na década de 60, elementos não reconhecidos na época pelo vocábulo capoeira, mas hoje presentes na luta, já eram registrados em São Luís desde o final do séc. XIX como as cabeçadas, pungadas do tambor de crioula e marimbas nos terreiros de Mina (Carneiro, 1977 e Souza, 2002). Já em meados do séc. XX, existiam pessoas que se definiam como capoeiras, antes mesmo da instalação da primeira academia no Maranhão em meados da década de 60 por mestre Sapo, vindo da Bahia.
CONCLUSÕES:
Podemos concluir que, apesar de existir todo um discurso que afirma a existência de uma capoeira original e tradicional no Maranhão, a capoeira hoje praticada em São Luis é, em geral, resultado também da mistura de elementos da capoeira baiana trazidos pelo mestre Sapo e por mestres locais que foram até a Bahia e trouxeram consigo não só movimentos e canções, mas também hábitos e representações novas sobre a capoeira.
Instituição de fomento: SESU/MEC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  capoeira; tradição; Maranhão.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004