IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
UTILIZAÇÃO DE PESTICIDAS DOMISANITARIOS NOS QUINTAIS DO BAIRRO RODEIO EM CACERES – MT
Lilian Machado Marques 1   (autor)   liliambio@terra.com.br
Crisley Dayane de Oliveira Cabral 1   (autor)   crisleycabral@bol.com.br
Maria Antonia Carniello 2   (orientador)   carnielo@rc.unesp.br
1. Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT);
2. UNESP Rio Claro/PQI-UNEMAT/UNESP/CAPES.
INTRODUÇÃO:
A escola é o meio onde o aluno está em contato direto com o saber formal; nela ele tem oportunidades de conhecer cientificamente como funciona este mundo que para ele ainda formalmente é desconhecido, porém os alunos, estão em constante contato com o conhecimento informal adquirido ao longo de sua existência. O quintal é o local onde as pessoas têm maior contato com o meio, pois esse espaço está em constante relação social e natural. Em sendo assim esse é um local propício para se trabalhar a educação ambiental, pois nesse os alunos se vêem em contato com essas relações. Os pesticidas domisanitários são utilizados muitas vezes no controle de pragas domésticas, onde a maioria de seus usuários não conhece seu efeito em relação às questões ambientais. Acreditando que trabalhar a questão do Pesticida no uso doméstico é de grande importância para a sensibilização de seus usuários quanto às agressões contra o ambiente, foi desenvolvida uma pesquisa, com alunos do ensino fundamental e seus pais buscando compreender se faziam uso deste, e qual a relação entre estes e meio ambiente.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com o Projeto Bases Sócio Ambientais para o Planejamento Urbano da cidade de Cáceres-MT. Foram envolvidos para o seu desenvolvimento 14 alunos do ensino fundamental da escola acima mencionada, os quais estes realizaram visitas nos quintais dos envolvidos na pesquisa e realizaram entrevistas com os moradores sobre o uso de pesticidas domisanitários em suas residências, e a seguir discutiram essas ações em relação às questões ambientais.
RESULTADOS:
Os resultados indicaram que dos quatorze (14) quintais visitados 14,3% dos moradores utilizam pesticidas domisanitários para eliminar de seus quintais, animais que pertencem as ordens ARANAE, SCORPIONEAES, e também das classes HYMINÓPTERA, DÍPTERA, DICTIOPTERA, PHTHERAPTERA, SIPHONOPTERA, classificados segundo Ruppert & Barnes (1996). Já 37,15% afirmam usar pesticida apenas para controle, em prazos longos, como de 6 em 6 meses, outros 48,55% dos moradores não utilizam nenhuma forma de pesticidas em seus quintais. Esses moradores relatam que com essa ação contribuem com a conservação ambiental. Na discussão entre os alunos, estes chegaram a conclusão que o não uso, de determinados pesticidas contribui para conservação ambiental, pois além de não matar os animais de maior porte como gatos, cachorros entre outros, também não polui solo, água de lagos e córregos próximos e não agride a camada de ozônio.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que 51,45% das residências visitadas fazem uso de pesticidas domisanitários, para controlar a infestação de pragas domésticas. Na discussão entre os alunos, chegaram a conclusão que as questões ambientais não se refere apenas as matas, aos rios de longa distância, mas sim na conservação do ambiente como um todo, sendo o quintal o local ideal para essas práticas.
Instituição de fomento: FAPEMAT/UNEMAT e COMETA MOTOCENTER.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Cáceres-MT; Pesticidas Domisanitários; Quintais.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004