IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 3. Sociologia do Desenvolvimento
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E QUALIDADE DE VIDA: O CASO DA CACHOEIRA EM CAMPINA GRANDE - PARAÍBA
IVANILDO SOUSA 1   (autor)   ivanildo_alan@ig.com.br
SILVANA ELOÍSA S. RIBEIRO 1   (autor)   silvanaeloisa@yahoo.com.br
1. Universidade Federal de Campina Grande
INTRODUÇÃO:
O Brasil tornou-se um país tipicamente urbano, cuja população encontra-se concentrada nas grandes cidades em um grande adensamento demográfico. Diante deste fato, a degradação ambiental acentua-se nos bairros residenciais periféricos onde rios, fundo de vales, canais abertos dividem o espaço com o lixo e a miséria. Sendo assim, as cidades tornaram-se um amontoado de pessoas marginalizadas, excluídas dos benefícios sociais. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi levantar os problemas sócios ambientais que influenciam na qualidade de vida das crianças em idade escolar residente na favela da Cachoeira em Campina Grande - Paraíba.
METODOLOGIA:
Inicialmente, foi feita a caracterização da área, levantando os problemas de infra-estruturas presentes na localidade. Em seguida, nas escolas da localidade, efetuou-se uma pré-triagem auditiva, visual, odontológica, cutânea e uma avaliação antropométrica de 60 crianças, sendo todos residentes na favela da Cachoeira, foram entrevistadas levantando os seguintes dados: idade, alimentação, problemas de saúde, estruturas residenciais, situação quanto à existência de pragas, saneamento básico, consumo de água, energia, destino do lixo e situação escolar.
RESULTADOS:
A favela da Cachoeira caracteriza-se como lócus de intensos problemas infra-estruturais que comprometem a qualidade de vida das crianças, principalmente em períodos chuvosos, devido às inundações dos córregos e das casas, e os desmoronamentos, a ausência de saneamento básico e de pavimentação, entre outros. Os dados demonstram que os reflexos desses problemas estão relacionados diretamente aos problemas de saúde e educação, pois as crianças dividem o espaço de recreação com o lixo e esgotos. Evidenciou-se nas escolas desta localidade um índice elevado de crianças em turmas de aceleração, por se encontrar fora da faixa etária escolar, expressando um processo de fracasso escolar.
CONCLUSÕES:
Diante do exposto, entende-se que os problemas sócio-ambientais ali existentes são complexos e multidimensionais, causando sérios danos à saúde, educação e na qualidade vida das crianças na favela da Cachoeira. Estes problemas fomentam uma reflexão acerca do modelo de desenvolvimento, pois uma alternativa de desenvolvimento que contemple essas questões deverá assumir um caráter socialmente sustentável.
Instituição de fomento: PROLICEN-UFCG
Palavras-chave:  degradação ambiental; qualidade de vida; fracasso escolar.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004