IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
ANÁLISE DE SISTEMAS DO TIPO ERP COM RELAÇÃO À FUNCIONALIDADES E RELACIONAMENTOS
Sidnei Nicoli 1   (autor)   sidnei.nicoli@poli.usp.br
Rodrigo Filev Maia 2   (autor)   rodrigo.maia@poli.usp.br
Edson Spina 3   (orientador)   edison.spina@poli.usp.br
1. Pós-Graduando do Depto.de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais,EPUSP/USP
2. Pós-Graduando do Laboratório de Sistemas Integráveis, EPUSP/USP.
3. Prof. Dr. do Depto.de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, EPUSP/USP
INTRODUÇÃO:
Os Sistemas Empresariais necessitam trabalhar com uma grande quantidade de dados e regras de negócios em constante mudança, obrigando-os a possuir grande flexibilidade para a adequação aos novos modelos e práticas de negócio. Dentre os tipos de sistemas existentes foi destacado neste trabalho o Enterprise Resource Planning (ERP), um produto que possui como característica uma lógica de negócio embutida, à qual deve ser adaptada á empresa que o adquire, e esta à lógica do software. Diversos produtos ERP existentes no mercado brasileiro foram estudados através da identificação de suas partes constituintes e dos relacionamentos existentes entre elas, gerando um modelo de referência. A análise realizada possibilitou a obtenção das partes mais importantes do ponto de vista organizacional. Levando-se em conta o resultado podem-se privilegiar os componentes mais importantes, diminuindo o risco das atividades de implantação, manutenção e de desenvolvimento de sistemas do tipo ERP. Os novos conhecimentos obtidos neste estudo foram comprovados na verificação de um sistema comercial que não fazia parte dos sistemas utilizados na criação do modelo.
METODOLOGIA:
Utilizou-se do levantamento bibliográfico e de pesquisas realizadas junto a produtos existentes no mercado brasileiro, resultando em um ERP composto por todas as facilidades encontradas, chamado neste trabalho de ERP de Mercado (ERPM). Após o estabelecimento do ERPM, escolheu-se um produto que atende pequenas e médias empresas e compararam-se suas facilidades com as existentes no ERPM. Também foi feito um levantamento dos relacionamentos existentes no ERPM envolvendo módulos e facilidades. O trabalho não se aprofundou com relação a tabelas, registros e campos ou quaisquer outros tipos de componentes estruturais de sistemas do tipo ERP e também não analisou com profundidade os conhecimentos envolvidos dentro de culturas organizacionais que adotaram o ERP, uma vez que estas informações não foram reveladas pelos fabricantes.
RESULTADOS:
O modelo obtido através de uma pesquisa em produtos existentes no mercado brasileiro resultou em um total de 39 módulos, os quais possuem 852 funcionalidades distintas desdobradas em 714 subfuncionalidades. Entende-se por funcionalidade, uma operação completa que deva ser realizada pela ferramenta de gestão, como um pedido de venda, ou a emissão de uma nota fiscal. Como há operações complexas, estas podem ser divididas em sub funcionalidades que executam parte da tarefa, como cálculo do valor de um pedido. A análise dos relacionamentos entre os elementos encontrados possibilitou detectar quais os elementos mais importantes do sistema em função da quantidade de relacionamentos existentes, que envolvem a entrada e saída de dados do elemento considerado. Percebeu-se que os relacionamentos dos módulos para as funcionalidades e destas para as subfuncionalidades possuem uma hierarquia. Os dois modelos utilizados o estatístico e o de relacionamentos conduzem a resultados semelhantes que dão importância a módulos obrigatórios em função da legislação brasileira.
CONCLUSÕES:
O estudo desenvolvido estabeleceu uma base para comparação entre as funcionalidades dos sistemas ERPM existentes no mercado brasileiro e o modelo teórico desenvolvido. Constatou-se grande adequação entre o modelo teórico desenvolvido e um produto ERP analisado, utilizado em pequenas e médias empresas. As funcionalidades estabelecidas e os relacionamentos do modelo teórico refletem a criticidade de cada módulo, sendo os mais importantes os módulos Financeiros e o Contábil. Os dois modelos utilizados, o estatístico e o de relacionamento comprovaram a importância das principais funcionalidades, baseado na percepção dos usuários de sistemas ERP. Analisando as funcionalidades e subfuncionalidades, nota-se que o ERP de mercado estudado está bastante adequado à legislação brasileira. O estudo de relacionamentos identifica que existem módulos essenciais para a implantação de um sistema ERP, os quais deveriam ser considerados como os primeiros a serem instalados e configurados em uma implantação, devido à grande interdependência que os demais módulos apresentam em relação aos módulos essenciais.
Palavras-chave:  Enterprise Resource Planning (ERP); Modelo de ERP; Funcionalidades do ERP.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004