IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
AS CONCEPÇÕES DE AMBIENTE DO BATALHÃO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL DO MUNÍCIPIO DE BELÉM /PA
Lucicléia Pereira da Silva 1   (autor)   anjinhoq@yahoo.com.br
Lilian Gomes da Costa 2   (autor)   lgclps@yahoo.com.br
Maria da Glória Gomes Cristino 3   (autor)   cristino@ufpa
Marivaldo José Costa Corrêa 4   (orientador)   
Luiz Marconi Fontes Magalhães 3   (orientador)   
1. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimneto Científico - NPADC/UFPA
2. Universidade da Amazônia/UNAMA
3. Núcleo Pedagógico Integrado - NPI/UFPA
4. Departamneto de Química-CCEN/UFPA
INTRODUÇÃO:
O Batalhão de Policiamento Ambiental de Belém (BPA) é uma unidade especializada da Polícia Militar consolidada pelo governo do Estado do Pará através do Decreto n.º 4.749/2001. Ele está localizado no município e encontra-se inserido no Parque ambiental de Belém. O BPA possui dentre os principais objetivos atuar mediante a prevenção e repressão dos crimes contra a natureza, atuando em todo o Estado em áreas de florestas, rios, mananciais, unidades de conservação, feiras livres, portos, terminais rodoviários e outros locais de ocorrência de crimes ambientais, bem como desenvolver atividades de educação ambiental através de palestras, caminhadas ecológicas e exposições em praças públicas, shopping center, parques, escolas da rede pública/particular e comunidades nas diversas localidades da Região Metropolitana de Belém. Após tomar conhecimento das atividades desenvolvidas por esse batalhão, pretendeu-se, com esse trabalho, analisar a concepção de Ambiente e Educação ambiental dos policiais integrantes dessa corporação.
METODOLOGIA:
Este estudo foi desenvolvido junto ao Batalhão de Policiamento Ambiental, que possui suas instalações dentro do Parque Ambiental de Belém/PA. A corporação é formada por 146 policiais de ambos os sexos e nível de escolaridade que vai desde o ensino fundamental incompleto ao ensino superior. A amostra para esse trabalho foi constituída por 77 policiais (100%), os quais responderam um questionário contendo uma pergunta aberta referente à concepção de ambiente. Após a coleta de dados, proferiu-se a análise das respostas a partir do olhar de SAÚVE (1994).
RESULTADOS:
Os principais resultados obtidos mostraram que 70 policiais, aproximadamente 90,90% da amostragem, apresentaram apenas um tipo de concepção, dentre eles contatamos as seguintes categorias: ambiente como natureza (15,6%), ambiente como problema (7,8%), ambiente como lugar para viver (50,65%), ambiente como biosfera (10,40%), ambiente como projeto comunitário (6,5%). Dos sujeitos questionados, aproximadamente 6,5 %, apresentaram a coexistência de duas concepções: ambiente como natureza e local para viver (5,2%) e ambiente enquanto natureza e recurso (1,3%). E por fim em aproximadamente 2,6% dos sujeitos foi evidenciado a coexistência de três concepções: ambiente como projeto comunitário, lugar para viver e recurso (1,3%); ambiente como recurso, como projeto comunitário, e natureza (1,3%).
CONCLUSÕES:
Partindo da visão acerca das concepções de ambiente definidas por Saúve (1994), foi possível observar que a corporação de Policiamento Ambiental de Belém possui várias concepções dentre elas concepções uniformes para ambiente como: ambiente natureza, ambiente lugar para viver, ambiente biosfera, ambiente projeto comunitário e ambiente problema, porém foi observada também, associação de duas e três concepções perante a representação social para o ambiente.
Após proferir a categorização e análise dos resultados, percebemos que a concepção predominante no grupo pesquisado (50,65%), apresentada de forma clara e precisa, foi a de ambiente enquanto local para se viver, mostrando que a visão de ambiente como natureza (15,6%), tão defendida pelo senso comum, foi em parte superada. Porém, observamos que embora as concepções de ambiente da corporação do Batalhão de Policiamento Ambiental tenham sido diversificadas, eles enquanto agentes multiplicadores institucionalizados devem em parceria com outros órgãos que também desenvolvem ações direcionadas ao ambiente, estar em constante aperfeiçoamento.
Palavras-chave:  Concepções; Ambiente; Batalhão de Policiamento Ambiental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004