IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
EMPREGO DE MATERIAL ALTERNATIVO NA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS PRÁTICOS ENVOLVENDO A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUÍMICA
Edemar Benedetti Filho 1   (autor)   edemar@uems.br
Noé de Oliveira 1   (autor)   oliv.noe@uems.br
Antonio Rogério Fiorucci 1   (autor)   arfiorucci@uems.br
Gilberto José de Arruda 1   (autor)   arruda@uems.br
Luzia Pires dos Santos Benedetti 1   (autor)   luziauems@yahoo.com.br
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
INTRODUÇÃO:
A Química é o campo da Ciência fundamentalmente ligado ao estudo da matéria e suas transformações, sendo fonte inesgotável de subsídios para o desenvolvimento das habilidades de observar, coletar, comparar, agrupar e interpretar dados, fazer suposições, planejar e realizar experimentos, justificando a abordagem de seus temas já a partir das séries elementares. As aulas ministradas no ensino de Química podem despertar maior interesse aos alunos se realizadas com um duplo caráter, teoria e prática e, o ensino de Química deve ter como reflexo este caráter dualista teoria-prática experimental proporcionando dessa forma um maior interesse por parte dos alunos. A utilização de novos métodos pode contribuir para aproximar esta dualidade. Seguindo uma tendência contrária a esta lógica, o ensino médio no Brasil, de modo geral, apresenta uma abordagem da teoria desvinculada da execução de experimentos. Quando há a proposta de realização de experimentos ou demonstrações, estes apresentam de modo geral uma característica aristotélica empirista, isto é, tem objetivo de demonstrar, confirmar uma teoria ou lei, sem predomínio do caráter investigativo. O objetivo desta pesquisa é desenvolver novas metodologias aplicando experimentos de fácil aquisição e que possam ser realizados em plena sala de aula, dentro do tempo disponível pelo professor, com a finalidade de despertar o interesse do aluno pela Ciência e com um caráter contextualizado, aproximando a Química da vida cotidiana do aluno.
METODOLOGIA:
Após o levantamento bibliográfico para a contextualização dos temas a serem abordados, os experimentos foram montados no laboratório de pesquisa em educação da UEMS e aplicados a escolas da Cidade de Dourados – MS. Como característica aos experimentos foram executados dentro do tempo de 40 minutos e os reagentes e equipamentos utilizados possam ser adquiridos facilmente em estabelecimentos comerciais. Após testes realizados com os acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, os professores do Ensino Médio, do primeiro ao terceiro anos, participaram do projeto na aplicação das atividades aos seus alunos. Com o término das atividades os alunos preencheram um questionário avaliando a metodologia proposta.
RESULTADOS:
As elaborações dos experimentos ocorreram após a constatação de um ponto a ser contextualizado, envolvendo a teoria e a prática. As apostilas elaboradas aos experimentos tiveram uma aceitação muito importante junto ao professor do Ensino Médio, o qual forneceu inclusive pontos a serem abordados no material impresso. Os experimentos foram elaborados e executados dentro das salas de aula com a orientação do professor da disciplina de Química e os alunos executaram a atividade em grupos de cinco. Houve, na sala de aula, um aumento considerável dos alunos em realizar questionamentos referentes à prática e teoria. As participações dos alunos ocorreram de maneira mais intensa, com uma diminuição de cerca de 45% da evasão da aula. Após a aplicação do questionário, os resultados apresentaram um aumento de 18 para 68% do interesse pela química. Em exame aplicado pelo professor a média das avaliações cresceram 12%, aumentando de 48 para 60%. A contextualização pode ser notada através dos questionamentos apresentados pelos alunos, que passaram a perceber a importância da Química no sei da sociedade. Obteve-se, como resposta ao questionário, temas como drogas, meio ambiente, agricultura, os quais não eram até aquele momento relacionados com a disciplina apresentada tradicionalmente pelo professor.
CONCLUSÕES:
As aplicações de experimentos práticos demonstraram um aumento significativo da relação aluno-professor, refletindo na melhora da educação do aluno. Um ponto importante alcançado foi à diminuição da evasão escolar, que era uma prática constantemente dos alunos, pois se encontravam desmotivados pela disciplina. A contextualização e a atividade em grupo proporcionou uma nova metodologia de ensino, envolvendo relações até então desconhecidas em uma aula de Química para aquelas turmas. Estes pontos foram definitivos para o objetivo maior, o aprendizado cientifico da disciplina Química.
Palavras-chave:  Contextualização; Material Alternativo; Atividades práticas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004