IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 5. Histologia
AVALIAÇÃO DO MÉTODO AUTOMETALOGRÁFICO DE DANSCHER NA DETERMINAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO MERCURIAL DO SISTEMA NERVOSO DE PEIXES DO PANTANAL
João Carlos Hohl Abrahão 1   (autor)   hohl@unb.br
Jurandir Rodrigues de Souza 2   (colaborador)   rodsouza@unb.br
Edna Maria Teodoro 3   (colaborador)   
Glécia Virgolino da Silva 3   (autor)   gleciavs@yahoo.com.br
Rosa Marina Gomes Resende 3   (autor)   
1. Prof. Dr. Do Lab. de Neurociências e Comportamento , Instituto de Biologia - UnB
2. Prof. Dr. do Lab. De Química Analítica e Ambiental, Instituto de Química - UnB
3. Graduanda em Química, Instituto de Química-UnB
INTRODUÇÃO:
Não se tem referência sobre o impacto da intoxicação histológica de mercúrio sobre estruturas do sistema nervoso central de peixes do pantanal. O objetivo principal será de analisar a adequação do método em projeto integrado com o Laboratório de Química Analítica Ambiental da Universidade de Brasília.
METODOLOGIA:
2 camundongos, machos, com 25g, foram injetados i.p. com 5 mg/Kg de HgCl2 dissolvido em 0,5 ml de salina. O controle (1 camundongo) recebeu apenas 0,5 ml de NaCl 0,9% i.p. Após 72 e 96 horas, respectivamente, todos animais foram perfundidos e seus hemisférios aplanados. Os cortes de 35μ foram processados seguindo o protocolo do método Autometalográfico da histoquímica para o mercúrio (Dansher & Moller-Madsen, J. Histoch. Cytochem., 33:219-228,1985).
RESULTADOS:
Não foi observado grânulos de marcação nos módulos tipo barrels, contudo no tecido identificado como de regiões motoras externas a estes (inter-barrels), diferentes padrões de marcação foram evidenciados. Grânulos positivos puderam ser documentados no neurópilo circundante aos barrels constituindo tanto inclusões intracitoplasmáticas de células gliais como de células nervosas.
CONCLUSÕES:
Este trabalho avaliou o grau de sensibilidade do método autometalográfico de Danscher na contaminação dos módulos barrels da camada IV do córtex somestésico de camundongos intoxicados agudamente com cloreto de mercúrio. Pôde-se considerar que: 1) o método revelou-se sensível para detectar presença de mercúrio no tecido nervoso; 2) o tempo de exposição foi suficiente apenas para revelar contaminação por mercúrio em células gliais e ou células neuronais localizadas fora dos módulos, fato que caracteriza a fase aguda da contaminação; 3) este método poderá ser utilizado para detectar mercúrio em tecido nervoso de peixes de áreas supostamente contaminadas do pantanal.
Palavras-chave:  Mercúrio; Método de Dancher; Sistema Nervoso.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004