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A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
TENDÊNCIAS DOS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO E EFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO
NO ESTADO DE MATO GROSSO
Izolda Strentzke 1   (autor)   izastr@ig.com.br
José Roberto Temponi de Oliveira 1   (autor)   temponi@cpd.ufmt.br
Vera Lúcia Martins Sandanielo 1   (autor)   veraqui@terra.com.br
1. Departamento de Estatística / Instituto de Ciências Exatas e da Terra/ UFMT
INTRODUÇÃO:
A educação é o principal instrumento para o ser humano atingir seu objetivo e o país seu desenvolvimento. A Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso coleta rigorosamente dados gerais sobre o desenvolvimento e a eficiência de todos os níveis do ensino no Estado. Os mesmos tem sido publicados em boletins que contém muitas informações que podem ser úteis para análises históricas. A falta de estudos do comportamento histórico que permita fazer prognósticos efetivos ou pelo menos descrever as tendências de indicadores de evolução de matrícula, população escolarizável, taxa de aprovados, reprovados, transferências, abandono, etc, se faz necessário. Neste trabalho, buscamos índices estatísticos que caracterizem as tendências dos principais indicadores de eficiência no ensino fundamental em Mato Grosso, a partir dos dados coletados, disponibilizados pela Secretaria de Educação para estudo da série cronológica, ao longo dos últimos 15 anos (1983 a 1997). Indicamos as melhores possibilidades de fazer prognósticos a curto e médio prazo dos indicadores mencionados em diferentes níveis (Estado, Município, Escola) de modo que possam ser úteis para o planejamento da política educacional
METODOLOGIA:
Os dados foram coletados junto à Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, e junto às Escolas da rede estadual de ensino de Cuiabá-MT. O plano de amostragem utilizado foi de estágio múltiplo, considerando-se uma amostragem por conglomerados das micro-regiões (pólos), onde foram considerados os municípios como sendo os estratos. De posse das amostras dos relatórios, foram feitas análises estatísticas e comparações das tendências dos indicadores, entre Cuiabá e demais municípios selecionados, usando-se técnicas estatísticas de séries cronológicas. Estas comparações serviram para analisar o comportamento regular ou anormal dos indicadores e, quando necessário, foram feitos previsões de indicadores, que servem a curto e médio prazo para a tomada de decisões na política educacional.
RESULTADOS:
O número de unidades escolares no Ensino Fundamental em Mato Grosso, sofreu variações no período de 1991/1997. Em 1997, de 3549 escolas funcionando 77,8% pertence à rede Municipal, a rede Estadual participa com 14,7% e a Particular com 7,5%. A evolução da matrícula inicial no período de 1991/97 foi de 18,1%. No Município a matrícula cresceu gradativamente, apenas no ano de 1994, houve um pequeno decréscimo. Na rede Particular o crescimento foi gradativo até 1995, sofrendo decréscimo nos anos seguintes. Em 1997, a matrícula inicial por dependência administrativa apresentou a rede pública como responsável por 90,5% do total da matrícula. Com referência aos municípios, o que mais se destacou naquele ano foi Cuiabá, onde estava concentrado o maior número de alunos: 107.092, sendo responsável por 19,6% do total de matriculados no Estado. Seu crescimento foi de 9,7% no período 1991 a 1997. Os municípios mais expressivos de Mato Grosso: Várzea Grande, apresenta 45.017 alunos em 1997 com taxa de 8,2% do total do Estado e Rondonópolis com 33.435 (1997). Por dependência administrativa, no ano de 1991, o índice de aprovação foi maior na rede Particular 77,4%, em seguido a rede pública Estadual com 58,2% e 57,9% de aprovação na rede pública Municipal. O nível de aprovação no ano de 1996 evoluiu significativamente em relação a 1991, ficando a rede Particular com 83,7%, a Municipal 66,1% e a Estadual 63,6%.
CONCLUSÕES:
Em todas as redes de ensino ocorreu evolução constante quanto ao nível de aprovação, sendo que a rede Estadual teve o maior índice. A correlação desses índices, ao indicar no cômputo geral, que mais alunos vêm sendo aprovados a cada ano no Ensino Fundamental demonstra que o índice de produtividade escolar vem melhorando. Com relação ao índice de reprovação, em todas as redes registraram situações de decréscimo no período. Esta mesma situação se reproduz no que diz respeito à evasão escolar, ocorrendo diminuição nas redes pública e privada. É oportuno ressaltar que o sistema educacional mato-grossense mantém indicadores positivos de produtividade de ensino, tanto na rede pública como na rede particular.
Palavras-chave:  Educação; Tendência; Projeção.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004