IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
ESTUDO DA MOBILIDADE DE FLUIDOS DE CORTE EM AMOSTRAS DE SOLO
Ozelito Possidônio de Amarante Junior 1   (autor)   ozelito@sc.usp.br
Natilene Mesquita Brito 2   (colaborador)   natilene@iqsc.sc.usp.br
Sandra Zago Falone 1   (colaborador)   
Eny Maria Vieira 2   (orientador)   eny@iqsc.sc.usp.br
1. Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA - SHS - USP)
2. Instituto de Química de São carlos (IQSC - USP)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta os resultados obtidos no estudo da mobilidade em solo de sete diferentes fluidos de corte, óleos lubrificantes empregados na usinagem de peças metálicas. Estes óleos apresentam diferentes características, uma vez que seus óleos base são de diferentes origens, quais sejam: óleos minerais, óleos vegetais, fluidos sintéticos ou combinação de sintético com mineral.
METODOLOGIA:
Os testes foram feitos empregando cromatografia em coluna, substituindo-se adsorventes tradicionais, como sílica e alumina, por solo. O eluato foi analisado, extraindo-se com o sistema de solventes N-hexano:diclorometano (1:1, v/v), evaporando-se em evaporador rotatório até 1 mL e determinando-se a presença dos óleos por cromatografia gasosa, com detecção por ionização em chama (DIC), para a quantificação, e com espectrometria de massas (EM),para confirmação da identidade dos componentes.
RESULTADOS:
Observou-se considerável mobilidade dos fluidos com características mais hidrossolúveis e, portanto, menores para os hidrofóbicos, de acordo com o esperado. A presença de matéria orgânica proveniente de turfa provocou uma diminuição considerável na mobilidade dos constituintes dos lubrificantes, mesmo para os mais móveis. Desta forma, na presença desse material, a interação entre os poluentes e as macromoléculas das Substâncias Húmicas removeu-os da solução do solo, mandendo-os adsorvidos.
CONCLUSÕES:
Os fluidos hidrofílicos podem ser considerados contaminantes em potencial de águas subterrâneas em áreas próximas aos locais onde são descartados ou acidentalmente derramados. Fluidos de características mais hidrofóbicas podem permanecer retidos no solo diminuindo o risco de contaminação. Entretando, a adição de matéria orgânica de turfa pode ser um procedimento viável para locais onde ocorram derramamentos, no intuito de se diminuir os riscos de contaminação dos lençóis subterrâneos.
Instituição de fomento: FAPESP
Palavras-chave:  fluidos de corte; substâncias húmicas; cromatografia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004