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G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
ESPAÇO E MEMÓRIA.
Xênia de Castro Barbosa 1   (autor)   xeniahist@bol.com.br
1. Centro de Hermenêutica do Presente, Universidade Federal dde Rondônia - UNIR
INTRODUÇÃO:
Tendo em conta a possibilidade de novas interpretações dos Textos obtidos no projeto Nordestinos na Amazônia: a experiência de dois mundos, criamos um novo projeto e desenvolvemos outra pesquisa, denominada Espaço e Memória, que vem somar à anterior.
Espaço e Memória parte desses Textos, que foram entrevistas feitas com soldados da borracha oriundos do Nordeste. Depois de terem sido transcritas, essas entrevistas foram trabalhadas a fim de se tornarem Textos que favorecem uma leitura fluida. Nossa pesquisa é uma nova leitura, um novo olhar sobre eles.
Ao ler esses Textos percebemos discursos de atuação na construção do Espaço Social de Rondônia e o desvelar das trajetórias de vida desses nordestinos na Amazônia.
Tivemos por objetivos em Espaço e Memória: Analisar nos Textos os discursos dos nordestinos enquanto construtores e socializadores do Espaço de Rondônia. Perceber a Cartografia da Memória (os lugares constantes nos Textos, as localizações, a noção que eles têm do Espaço). Confeccionar mapas e plantas da localização e estrutura das áreas de trabalho e moradia que transparecem nos textos
Espaço e Memória e relevante por possibilitar compreender a trajetória de vida desses nordestinos, traçadas através da práxis de construção de um espaço melhor pra se viver, bem como perceber as alterações desse espaço, os imaginários atuantes e nosso ideal de Cidade.
METODOLOGIA:
Selecionamos 6 Textos do projeto Nordestinos na Amazônia. Destacamos nos Textos os discursos de construção do espaço, os lugares percorridos e os discursos que justificam essas construções: as falas que transparecem as crenças, as ideologias, o Imaginário nordestino.
Para cada um desses Textos foi construído um outro, denominado Leitura. Essas Leituras são interpretações feitas com base em teóricos da Antropologia e Mitodologia, como Durand, Bachelard, Campbell; de teóricos do Espaço, como Milton Santos; da Memória: John Kotre e Jerome Bruner. Procuramos estabelecer também um diálogo com a Literatura através de Romances e Contos que de forma direta ou indireta, interferem nas Leituras.
RESULTADOS:
Para cada Texto escrevemos uma interpretação (Leitura), onde analisamos a questão do Espaço a ser construído, a ser humanizado, visto que para os narradores desses Textos, esse espaço se apresentava como uma grande selva a ser vencida.
O processo de construção e humanização do Espaço de Rondônia se deu através da Presença humana e sua práxis. Antes dessa presença criadora e organizadora, ele era um caos ameaçador, um vazio.
Desenvolvemos dois ensaios: Repensando a Cartografia: por uma Cartografia da Memória e Memória Autobiográfica, que breve serão publicados pela revista Primeira Versão, indexados. Nesses ensaios procuramos desenvolver as idéias, conceitos e implicação básicas da pesquisa.
Em Memória Autobiográfica apresentamos a forma como a Memória é compreendida em nosso trabalho:. não como algo sólido, mecânico, arquivo compartimentado do cérebro onde está tudo guardado, mas como texto e hipertexto que se constrói, se adapta, se reatualiza a cada momento através da Linguagem. Ela é Texto sujeito a múltiplas leituras, revisões, exegese.
E em Repensando a Cartografia: por uma Cartografia da Memória, propomos uma reflexão sobre a Cartografia desde a sua criação, a forma como tem sido utilizada, os fins a que serve e apresentamos uma nova, a da Memória, para colorir nossos espaços interiores
CONCLUSÕES:
A partir das leituras dos Textos obtidos com o projeto Nordestinos na Amazônia e de bibliografias relacionadas ao Espaço, Cartografia, Memória e Cultura, percebemos a projeção do Imaginário nordestino, na construção de Rondônia enquanto Espaço Social, ou seja, de suas crenças, lógicas, símbolos e arquétipos. Esse Espaço é resultado do trabalho, da batalha de gerações para compreendê-lo, significá-lo, transformá-lo num lugar melhor para se viver.
A maior pretensão deste trabalho foi alcançada quando pudemos compreender e valorizar (tornando conhecida) a história e a trajetória de vida, os mapas traçados pelos Textos desses nordestinos que trabalharam na construção de Rondônia.
Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  ESPAÇO; MEMÓRIA; CARTOGRAFIA.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004