IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DOS PCN NA ÁREA DE TEATRO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS (MA)
Jacqueline Silva Mendes 1   (autor)   j24sm@yahoo.com.br
Arão Paranaguá de Santana 1   (orientador)   anpsant@yahoo.com
1. Depto. de Educação Artística, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
INTRODUÇÃO:
A presença da arte no currículo é hoje uma realidade nas escolas brasileiras, em atendimento ao Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e legislação decorrente como os Parâmetros Curriculares Nacionais / PCN para o ensino fundamental e médio. Entretanto em São Luís, nos últimos quinze anos, é que se pôde oferecer às escolas um número razoável de profissionais, advindo do curso de Licenciatura em Educação Artística da Universidade Federal do Maranhão, contudo somente a partir dos PCN, é que o ensino de Teatro foi instituído oficialmente na educação básica como uma das linguagens na área de Arte. No Maranhão, a habilitação Artes Cênicas é criada na UFMA somente na década de noventa, com intuito de modificar o quadro habitual de contratarem artistas ou profissionais de outras áreas, sem conhecimentos fundamentados em termos de conteúdo e metodologias. Nesse contexto, surge a necessidade de pesquisar e refletir a partir do panorama de algumas realidades específicas sobre os procedimentos mais recorrentes que são utilizados pelos professores no ensino de Teatro.
METODOLOGIA:
O presente trabalho adotou como metodologia: levantamento bibliográfico, a partir de consultas a bibliotecas públicas e particulares, para realização de leitura crítica dos temas pertinente ao trabalho; fez-se um levantamento das escolas que trabalhavam com a referida disciplina e selecionou-se três para o desenvolvimento do trabalho de campo: COLUN (Colégio de aplicação da UFMA), MARISTA (Colégio Particular) e LICEU (Colégio Estadual); observação participante em sala de aula, com a utilização de gravador; realização de entrevistas formais e não formais com os professores de Arte; confecção e aplicação de questionários aberto, com o objetivo principal de analisar depoimentos dos alunos a cerca da estrutura que as escolas oferecem para a disciplina em questão e análise das práticas metodológicas utilizadas pelo professor. Tais processos inserem-se na pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica.
RESULTADOS:
Não se nega a importância dos PCN e sua necessidade para a escola brasileira, especialmente por ser o primeiro documento oficial que afirma a importância da Arte na educação formal, além de ter contado na sua elaboração com eminente arte-educadores. Contudo, na realidade da sala de aula, observou-se a limitação quanto à sua aplicabilidade, em face a diversos fatores, como a inexistência de espaços adequados para a prática cênica, a falta de materiais de apoio ao ensino e às montagens, a ênfase no ensino polivalente que prevê professores para ministrar as quatro linguagens (Artes Visuais, Teatro, Música e Dança). Além dessas dificuldades, há outros problemas pedagógicos mal resolvidos pelas escolas, como a oferta da disciplina Teatro como substitutivo de outras, a sua desimportância uma vez que não há reprovação, acarretando em um número significativo de faltas às aulas; fatores que comprometem a continuidade dos trabalhos cotidianos escolares.
CONCLUSÕES:
A partir do levantamento bibliográfico verificou-se a escassez de material a respeito da aplicação dos PCN no cotidiano escolar, sendo que os principais autores estudados, traçam críticas a estrutura e conteúdos propostos nos PCN, principalmente pela falta de encaminhamentos metodológicos tão raros nesta área. A partir dos estudos realizados percebe-se que a idéia de materialização dos PCN nas escolas ainda é uma estrada longa a ser percorrida, mal iluminada, descuidada, sendo que, no caso específico dos PCN, o professor não deveria concebê-los como verdade absoluta, mas como uma possibilidade de reconstrução de práxis pedagógica, rompendo dessa forma, com a passividade que caracteriza a educação escolar, resultado também constatado na análise dos questionários. Conclui-se que apesar dos equívocos, os PCN constituem-se numa conquista especificamente no caso do ensino do Teatro, devendo-se agora superar o hibridismo para favorecer uma mudança significativa e possibilitar aos discentes compreenderem, darem significados e re-significados para o conhecimento aprendido em sala de aula.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Teatro-Educação; PCN; Pedagogia Teatral.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004