IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia
SIMULAÇÃO DO CONTEÚDO DE ÁGUA NO SOLO EM UMA CULTURA DE ALGODÃO
Marcia Elisabete Klein 1   (autor)   meklein@cpd.ufmt.br
Renata Gonçalves Aguiar 2   (autor)   rgaguiar@cpd.ufmt.br
Luiz Fernando Jorge da Cunha 3   (autor)   engeda@terra.com.br
Mário José Pereira 4   (autor)   mgaucho@cpd.ufmt.br
Jonas Spolador 5   (autor)   jonaspolador@ig.com.br
José Holanda Campelo Júnior 6   (orientador)   jcampelo@terra.com.br
1. Mestranda em Física e Meio Ambiente/ Física/ ICET/ UFMT/ Bolsista CNPq
2. Mestranda em Física e Meio Ambiente/ Física/ ICET/ UFMT/ Bolsista CAPES
3. Mestrando em Física e Meio Ambiente/ Física/ ICET/ UFMT/ Prof. UNEMAT/Cáceres-MT
4. Mestrando em Física e Meio Ambiente/ Física/ ICET/ UFMT
5. Mestrando em Física e Meio Ambiente/Física/ICET/UFMT/ Prof. CEFET-Cuiabá
6. Prof. Dr. do Depto. de Solos e Engenharia Rural/ UFMT
INTRODUÇÃO:
A importância de estudar a umidade do solo em sistemas agrícolas está relacionada com o crescimento das plantas e a produtividade das culturas, podendo ser mais importante do que qualquer outro elemento hidrológico isolado. O algodão herbáceo (Gossypium hirsutum L. raça latifolium Hutch.) é um produto cultivado em vários países, e no Brasil o estado de Mato Grosso vem se destacando. Caracteriza-se como uma cultura com necessidades hídricas que variam com o ciclo fenológico, em função da fitomassa, apresentando um mínimo, no estádio inicial, e um máximo na floração e frutificação. Se houver déficit hídrico neste estádio de desenvolvimento, poderá ocorrer redução de produtividade de até 50%. Desta forma, o monitoramento do conteúdo de água no solo se torna significante para resolver problemas como escolher a época para o plantio, visando uma melhor produtividade.
Com o avanço da ciência computacional, a técnica da modelagem torna-se indispensável na busca de soluções, empregando modelos matemáticos de simulação em estudos que envolvem efeitos de fatores ambientais sobre a produção agrícola.
A utilização de um modelo de simulação para quantificar o conteúdo de água no solo pode ter como razão a dificuldade encontrada no monitoramento deste fator.
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho de um modelo matemático na simulação do conteúdo de água do solo na cultura de algodão em área de cerrado.
METODOLOGIA:
O experimento foi executado numa cultura de algodão, semeada em 12/09/2003 na Fazenda Experimental da UFMT, no Município de Santo Antônio do Leverger - MT (15,8°S e 56,1°W). A região apresenta clima do tipo Aw, segundo Köppen, vegetação de cerrado e solos classificados como Plintossolos.
O modelo de simulação usado foi o ENWATBAL (EVETT & LASCANO, 1993). Os dados de entrada deste programa foram medidos no período de 21/11/2003 a 30/01/2004.
Foram obtidas amostras indeformadas de solo, em várias profundidades até 0,65 m, para determinar a densidade global, as curvas características de umidade e a capacidade de armazenamento de água. A condutividade hidráulica foi obtida segundo método de Libardi et al. (1980). Amostras deformadas de solo foram coletas quinzenalmente para obter o conteúdo de água no solo.
A leitura da temperatura do solo foi realizada de 15 em 15 dias em profundidades de 0,05 em 0,05 m, até 0,70m, registrada num datalogger. Medidas de área foliar foram efetuadas quinzenalmente, e esta foi determinada usando uma equação de regressão previamente obtida entre a área da folha e as medidas de comprimento e maior largura, de folhas escolhidas aleatoriamente. Os dados meteorológicos diários foram registrados na Estação Agroclimatológica, instalada a aproximadamente 1.000 m do local do experimento.
A validação do modelo foi testada utilizando análise de regressão, comparando os valores medidos e os valores estimados do conteúdo de água no solo em 13 profundidades.
RESULTADOS:
Os resultados da análise de regressão dos dados estimados através do modelo ENWATBAL com os dados medidos de conteúdo de água no solo, apresentaram efeitos altamente significativos (p < 0,01) para as profundidades entre 0,25 e 0,45m. Nas profundidades de 0,10, 0,15, 0,55 e 0,60m o modelo teve tendência de subestimar os valores, o contrário foi verificado para 0,65m onde o conteúdo de água no solo foi superestimado. Na estimativa para as profundidades de 0,05 e 0,50m, não se mostrou satisfatório.
O modelo foi capaz de explicar mais de 81% da variabilidade do conteúdo de água no solo medido.
Um estudo realizado com pastagem de Paspalum atratum, em condições de cerrado, utilizando o ENWATBAL mostrou que, considerando as simplificações adotadas para aplicação do modelo nas condições em que foi avaliado, não se pode estabelecer as causas das diferenças encontradas entre valores medidos e valores estimados, o mesmo observou-se para esta pesquisa.
CONCLUSÕES:
O modelo ENWATBAL permitiu estimar valores de conteúdo de água no solo, estatisticamente não diferentes dos valores medidos, para profundidades de 0,25 a 0,45m.
Para estimativa do conteúdo de água no solo para profundidade 0,10, 0,15, 0,55 e 0,60m, o modelo subestimou os valores.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave:  conteúdo de água no solo; cultura de algodão; ENWATBAL.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004