IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
DETERMINAÇÃO DO PK´ PARA O AMINOÁCIDO GLUTAMATO UTILIZANDO BALANÇOS DE MASSA POR TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA
Edemar Benedetti Filho 1   (autor)   edemar@uems.br
Noé de Oliveira 1   (autor)   oliv.noe@uems.br
Aparecida Jeanne Paz de Mattos 1   (autor)   jeannepaz@hotmail.com
Luzia Pires dos Santos Benedetti 1   (autor)   luziauems@yahoo.com.br
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
INTRODUÇÃO:
As proteínas são nosso mais abundante polímero biológico. Elas perfazem mais da metade do peso seco de nossas células. Há vários milhares de proteínas diferentes e cada uma desempenha uma função especial. Elas provêem estrutura, realizam reações, protegem o organismo, atuam como reguladores, transportam substâncias e realizam funções. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Eles contêm tanto um grupo amina como um carboxílico na mesma molécula. Os grupos amino e carboxílico de um aminoácido livre são eletricamente carregados. Em solução aquosa e no estado sólido, os aminoácidos são íons duplamente carregados e são geralmente anfóteros. Assim, uma substância pode ter ambos os grupos ácido e básico, mas eles não podem formar um sal interno, o qual depende da magnitude do pKa. Numerosos estudos de equilíbrio de aminoácidos se encontram reunidos em resenhas como a de Sillén e Martel, observando-se várias discrepâncias nos valores de pK1 e pK2. O objetivo deste projeto é propor uma metodologia para a determinação do valor de pK´ para o aminoácido glutamato com rigorismo termodinâmico levando em consideração as possíveis interações iônicas com outros grupos, inclusive na possibilidade da formação do próprio dímero, utilizando titulações potenciométricas empregando balanços de massa precisos através da calibração do eletrodo de vidro por meio do processo bracketing.
METODOLOGIA:
Nas titulações potenciométricas o eletrodo de vidro foi calibrado através do sistema de bracketing com balanços de massa envolvendo a região ácida e básica utilizando respectivamente HCl 0,1002mol.L-1 ou NaOH 0,1015mol.L-1 como titulante. A força iônica foi controlada em 0,500mol.L-1 através do uso de NaCl. A titulação de glutamato ocorreu em níveis de 0,007 a 0,05mol.L-1, com força iônica 0,500mol.L-1 utilizando NaCl como eletrólito. Os valores obtidos das titulações foram tratados em programa QuickBASIC desenvolvido para a realização dos balanços de massa para a determinação dos valores de pK´s.
RESULTADOS:
Para as medidas de pK´ em eletrólito de NaCl 0,500mol.L-1, primeiramente, houve uma calibração potenciométrica do eletrodo de vidro em ampla faixa de pH com uma alta exatidão. Os valores de pK´ foram obtidos considerando-se a diferença entre o ácido HGLU (forma protonado do glutamato no grupo carboxílico) adicionado a GLU (glutamato), descontando-se a concentração ionizada, com base na medida potenciométrica do pH. Os valores de pK na relação 1:1 foram obtidos para as concentrações iniciais de GLU, variando de 0,007 a 0,050mol.L-1, como sendo pKa = 4,29 nessa faixa, um valor altamente preciso, mostrando a confiabilidade da medida potenciométrica e que este pK, na condição particular de relações molares 1:1 de GLU e HGLU, é praticamente constante, porém altera-se durante a titulação, ocorrendo a possibilidade da formação de um dímero. A fim de testar a confiabilidade experimental do equilíbrio químico em questão, estudou-se o sistema H3PO4/H2PO4- nas mesmas condições experimentais em que foi feito com o glutamato, obtendo resultados semelhantes.
CONCLUSÕES:
O estudo da variação do pK´ da forma protonada do glutamato em diversos eletrólitos e em diversos níveis de concentração do aminoácido, mostrou constância na condição de relação molar 1:1 entre as formas GLU e HGLU. Entretanto, afastando-se dessa condição, o pK´ sofre variações que foram interpretadas em um modelo de agregação GLU.HGLU, que satisfez bem os dados experimentais.
Palavras-chave:  Glutamato; Balanços de massa; Agregação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004