IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
BERLIM: CRÔNICAS DE JOÃO UBALDO
Naiara Joelma Bispo da Silva 1   (autor)   naiara.silva@terra.com.br
Eliane Maria de Oliveira Giacon 1   (orientador)   giaconeliane@bol.com.br
1. Letras Português/Inglês, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho pretende fazer uma análise de algumas crônicas da obra Um brasileiro em Berlim (1995) com o intuito desenvolver métodos para a prática de pesquisa universitária e encontrar caminhos de acesso à cultura e ao conhecimento científico,.Sendo que para tanto, é necessário detalhar caminhos a serem percorridos dentro do plano da enunciação do narrador ubaldiano, que crônicas, escritas em 1990, quando ele esteve em Berlim a convite da Deutsch Akademischer Austauschdienst. Nessas crônicas, o narrador ubaldiano, é um leitor de uma terra diferente da sua e tenta relatar parte do mundo real no ficcional.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada, na análise das crônicas fundamenta-se no método comparativo entre realidade cotidiana e visão ficcional de João Ubaldo Ribeiro, logo o trabalho visa observar com criticidade os textos do livro citado acima, aprofundando a análise científica quanto à forma da crônica ubaldiana e a seus temas.
RESULTADOS:
O resultado da pesquisa, até o presente momento se concentra em leituras quanto à natureza das crônicas e as diferentes formas que ela assume na produção ubaldiana, em especial nas crônicas de viagem como é o caso da obra em questão, pois o escritor é um estrangeiro, que observa o cotidiano de Berlim, após 9 de novembro de 1989, data da Queda do Muro de Berlim. Embora os textos não sejam históricos, há a presença do cronista estrangeiro, que relata a vida do homem comum nas ruas de Berlim Ocidental, Capitão da Alemanha.
CONCLUSÕES:
No mundo ubaldino pode-se analisar uma inter-relação profunda entre autor e obra, no qual João Ubaldo coloca sua realidade e talvez seus sonhos contrastando com a vida banal de muitas pessoas. Podendo o texto se desenvolver dentro de um plano a partir das necessidades e exigências sociais que fazem parte da conquista, um porta-voz do cotidiano do homem comum, um sujeito que fala do dia-a-dia, com clareza e proximidade, tendo como temática a busca do outro na visão de Berlim por um viajante, o autor João Ubaldo Ribeiro.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Memória; Viagem; Berlim.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004