IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
DOSAGENS DE GLICOSE, COLESTEROL, TRIGLICERÍDEOS E ÁCIDO ÚRICO, REALIZADOS ALEATORIAMENTE NA POPULAÇÃO DE BARRA DO GARÇAS, MATO GROSSO.
Flávia Lúcia David 1   (orientador)   flaviadavid@hotmail.com
Edson Fredulin Scherer 2   (orientador)   edsonscherer@hotmail.com
Ariadne Santana 3   (autor)   ariadnefarmacia@bol.com.br
Thiago Félix de Miranda Pedroso 4   (autor)   thiagofelix.mp@bol.com.br
1. Prfa. Dra. do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, Fac. de Farmácia-UFMT/ICLMA
2. Prf. Esp. do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, Fac. de Farmácia-UFMT/ICLMA
3. Graduanda do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, Fac. de Farmácia-UFMT/ICLMA
4. Graduando do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, Fac. de Farmácia-UFMT/ICLMA
INTRODUÇÃO:
As doenças cardiovasculares coronarianas, dislipidemias, hipertensão, obesidade, diabetes mellitus e gota formam um conjunto de morbidades, que geralmente podem estar associadas entre si, promovendo um grave problema de saúde pública, e no Brasil, essas morbidades são responsáveis por um considerável número de mortes prematuras. Na etiologia dessas doenças podem vir vinculadas fatores como a propensão genética e o estilo e qualidade de vida, tais como hábitos que levam a desgaste físico-psicológico, e ainda fatores de risco tais como o tabagismo, etilismo, alimentação inadequada, sedentarismo, o estresse, e entre as mulheres o uso de contraceptivos. E dada à importância deste tema e a sua crescente participação nos índices de mortalidades que elas acarretam, foram realizados exames bioquímicos na cidade de Barra do Garças-MT. Este trabalho teve como escopo avaliar os índices de prevalência alterada das dosagens de glicose, colesterol total, triglicerídeos e ácido úrico em populações que se encontram na faixa etária de maior propensão a adquirir doenças relacionadas às alterações destes exames.
METODOLOGIA:
O início deste trabalho se deu no dia 14 de dezembro de 2003 com a divulgação na imprensa local e solicitação de um jejum mínimo de 12 horas para quem tivesse interesse em realizar os exames bioquímicos. O estudo foi executado pelos discentes que foram assistidos pelos docentes da UFMT/ICLMA. Após o devido cadastro dos pacientes foi realizada a coleta, no centro da cidade, dentro da unidade móvel cedida pela UNIMED-BG. Em seguida, as amostras foram encaminhadas ao laboratório de análises clínicas da universidade para análise bioquímica, utilizando os kits enzimáticos doados pelo laboratório Doles. Do total de 51 amostras coletadas, 26 eram do sexo masculino e 25 do sexo feminino, sendo que, nem todos os indivíduos realizaram os quatro exames, somando assim um total de 182 exames.
RESULTADOS:
Tomando-se como base os valores de referência dos kits enzimáticos, foram encontrados níveis alterados de colesterol total em 37 (72,54%) dos pacientes, de glicose foram 03 (6,12%), de triglicerídeos 09 (21,95%) e de ácido úrico não foram encontrados níveis alterados em nenhum paciente. Comparando-se por sexo, houve alterações em 25 (13,73%) em mulheres e 23 (12,63%) em homens. Com relação às pessoas que se encontram na faixa etária de risco (maior ou igual a 40 anos), 79,41% apresentaram alterações do colesterol total, 21,95% alterações no triglicerídeos e 9,09% apresentaram alterações de glicose.
CONCLUSÕES:
Esta amostra é pequena e limitada, o que impede que os resultados encontrados sejam extrapolados para a população geral, mas que nos dá uma idéia de que os maiores interessados por esse tipo de exame são as pessoas que se encontram em uma faixa etária maior ou igual a 40 anos. Em nosso estudo, pudemos observar variações estatisticamente significativas ocorridas às dosagens em diferentes idades, por isso, é importante que o paciente esteja no jejum recomendado para a padronização dos resultados. Sendo assim, indivíduos que apresentaram alterações devem realizar novos exames em um dia da semana que esteja na sua rotina, sem excessos de alimentação e bebidas alcoólicas.
Palavras-chave:  Dosagens; jejum; alterações; análise; paciente.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004