IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO CURSO DO RIO DAS POMBAS NOS MUNICÍPIOS DE DOM AQUINO E SÃO PEDRO DA CIPA - ESTADO DE MATO GROSSO.
Mileny Batista de Souza 1   (autor)   llennysouza@bol.com.br
Danieli Ramos Santana 1   (autor)   wilimendes@bol.com.br
Deocleciano Bittencourt Rosa 1   (orientador)   Prof. Dr. / dbrosa@terra.com.br
1. Departamento de Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
INTRODUÇÃO:
Estudos geológicos ambientais vem sendo realizados, na porção Centro-Sul do Estado de Mato Grosso, e mais precisamente, nos Municípios de Dom Aquino e São Pedro da Cipa, na Bacia Hidrográfica do Médio Curso do Rio das Pombas, onde ainda são comuns atividades garimpeiras para a busca de diamantes, o que provoca uma perda sensível na qualidade ambiental desta área, em razão das catas que são abertas para a retirada do cascalho para lavagem e obtenção deste bem mineral, que depois são abandonadas e ficam expostas à ação dos processos erosivos, com o início da solifluxão (deslizes do manto de decomposição em terrenos inclinados) e depois cicatrizes, sulcos, ravinas e incisões erosivas (voçorocas). Localmente afloram rochas pertencentes às unidades litoestratigráficas Formação Cambambe (Grupo Bauru  Cretáceo Superior), Coberturas Detrito-Lateríticas referidas ao Terciário e Aluviões Recentes.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas no estudo evolutivo destes processos erosivos, as imagens de satélite LANDSAT/TM-05 e 07, bandas, 3, 4 e 5 na escala 1: 100.000, obtidas respectivamente em 1997 e 2000, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais  INPE, comparadas com as carta planialtimétricas Folhas de Dom Aquino e de Rondonópolis na escala 1:100.000, respectivamente de índices de nomenclatura SD.21-Z-D-V e SE. 21-X-B-II, publicadas em 1976, pela Diretoria de Serviço Geográfico, atual Serviço de Cartografia Digital do Ministério do Exército.
RESULTADOS:
A partir das medidas das larguras, dos caimentos e das profundidades, o que se observou foi um aumento considerável no número de sulcos, com alguns se encontrando e aumentando a largura da incisão erosiva para mais de 100 metros. E em razão dos sucessivos movimentos de massa e do transporte de detritos para o leito do Rio das Pombas, houve uma decapitação no curso do mesmo, onde existe um acúmulo de água, o que torna suas margens também susceptíveis a ação dos processos erosivos. Já na direção dos afloramentos da Formação Cambambe, nas cotas mais altas, ainda bem que o processo é interrompido pela maior resistência das rochas areníticas silicosas e das crostas silcréticas pertencentes a esta unidade ao avanço do processo.
CONCLUSÕES:
O que pode ser observado regionalmente é um aspecto desolador, já que esta área foi e é ainda palco de atividades garimpeiras para a busca de diamantes, e os mais antigos habitantes dizem que estes processos erosivos tiveram seu início a partir das diversas escavações (catas) abertas para a garimpagem, e o resultado é desastroso, entretanto medidas mitigadoras estão sendo postas em prática e aplicadas para frear estes processos erosivos, assim como cursos de educação ambiental, para mostrar a comunidade residente dos danos a que a paisagem local está exposta diuturnamente.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  geoambiental; atividades garimpeiras; processos erosivos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004