IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
A POESIA SENAMADUREIRENSE DO SÉCULO XX - TENDÊNCIAS TEMÁTICAS E ESTÉTICAS
Olinda Batista Assmar 1   (orientador)   assmaro@ufac.br
Carla Soares Pereira 1   (autor)   carlasp21@hotmail.com
1. Depto. de Letras, Universidade Federal do Acre - UFAC
INTRODUÇÃO:
A pesquisa em Sena Madureira/Acre iniciou-se em 1999, já tendo sido analisados manifestações culturais, cartas, crônicas e contos. Agora, dando continuidade ao trabalho anterior e tentando fechar o estudo no município, resolveu-se pesquisar a produção poética nos jornais do século XX, objetivando analisá-la quanto às tendências temáticas e estéticas, no sentido de definir o estilo de época a que pertence e, de posse dessas informações, descobrir as forças motrizes que impulsionaram a predominância dessas tendências naquele momento histórico. É um estudo importante, à medida que constrói um saber sobre as manifestações poéticas senamadureirenses, contribuindo para ampliar a plêiade de poetas já conhecidos.
METODOLOGIA:
Esse estudo foi desenvolvido associando-se a pesquisa bibliográfica à de campo. A primeira centralizou-se nas leituras, fichamentos e discussões de textos metodológicos, teóricos e históricos; a segunda concentrou-se na transcrição manual de poemas dos 10 jornais já levantados e na realização de seis entrevistas, audição, transcrição e análise delas. No CDIH e Museu da Borracha, foram coletados, dos 240 textos existentes, 232, oito estavam ilegíveis. Destes 232, foram classificados, quanto a(o) gênero, espécie, conteúdo, tendência temática, forma e estilo apenas 79, todos publicados nos jornais não-oficiais, deixando-se o restante (153) para a próxima etapa. De posse dos dados, foram elaborados tabelas e gráficos demonstrativos e, por último, foi feita uma análise crítico-comparativa e estatística das informações obtidas.
RESULTADOS:
A classificação por tema e tendências temáticas, estilo literário e espécie dos 79 poemas teve como fundamento teórico leituras sobre Cultura, Arte e Teoria da Literatura. Quanto ao tema, prevaleceram: exaltação (25%), amor, sofrimento, social e natureza (cada um 8%). Estes dados levaram à predominância da tendência temática universal (80%), contra 10% da regional. Quanto à tendência estética, destacou-se a parnasiana (91%), seguida da romântica (4%), e a espécie predominante foi o soneto (78%), sucedida pela quadra (9%). Verificou-se também a unanimidade do gênero lírico (100%) e da forma verso.
CONCLUSÕES:
A partir desses resultados, obtiveram-se dados que identificaram a essência poética desses textos, a qual se refere à escritura de poemas de forma fixa (soneto), sem preocupação maior em retratar os problemas sociais, pelo contrário, muito ligada à “arte pela arte”, preceito estético parnasiano que enfatiza o culto da forma, a descrição do objeto estético e valoriza o vernáculo erudito. A predominância desse estilo de época, do final do século XIX, está relacionada à presença, em Sena Madureira, até a década de 20, de um número considerável de intelectuais que escreviam como forma de evasão e fruição, sem qualquer compromisso com a terra onde moravam. Além disso, no Brasil, esse estilo de época resistia às vanguardas que se impunham aos poucos, e a sobrepujança dessa tendência ocorreu pelo fato de a maioria dos poemas serem do período 1908-1920, apenas três pertencem às décadas posteriores. A prevalência dos temas amor, saudade e exaltação da mulher deveu-se à distância do poeta de sua terra natal e da família, o que o levava a versar constantemente sobre essas temáticas.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/ Universidade Federal do Acre - UFAC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Poesia; Temática; Estética.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004