IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
OS LOUCOS, BÁRBAROS, ANOS 20 EM CUIABÁ
Marisa de Oliveira Camargo 1   (autor)   marisagemea@yahoo.com.br
Rachel Tegon de Pinho 1   (autor)   racheltegon@hotmail.com
Ludmila de Lima Brandão 1   (orientador)   ludbran@terra.com.br
1. Instituto de Ciências Humanas e Sociais - FUFMT
2. Instituto de Ciências Humanas e Sociais - FUFMT
3. Instituto de Ciências Humanas e Sociais - FUFMT
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta os resultados de duas pesquisas, cujos pontos centrais são convergentes. Ambas tratam da modernização da capital mato-grossense, cujo debate entre a população letrada e governantes se acirrou na década de vinte do século passado. Práticas, valores e costumes cotidianos, que durante muito tempo foram considerados por todos como aceitáveis, tolerados e até aclamados foram transformados em abomináveis e largamente repudiados na opinião da elite
METODOLOGIA:
As pesquisas se inserem no âmbito da história das cidades e privilegiam como fontes os jornais de época e relatórios governamentais, assim como os relatos de memorialistas e dos viajantes. Trabalhamos também com fontes orais.
RESULTADOS:
Os loucos que circulavam livremente pelos becos e ruas estreitas de Cuiabá, foram tirados de circulação e enclausurados na Cadeia Pública da capital. Esta exclusão foi legitimada pela utilização do discurso científico e ensejou os primeiros passos, para o nascimento do Hospital Psiquiátrico em Mato Grosso. As touradas cuiabanas, evento concorridíssimo, já que atraia um grande número de pessoas, foram nesta mesma época alvo de combate com críticas negativas e deixaram de ser vistas pela elite como uma grande festa popular, para serem consideradas símbolo de barbárie.
CONCLUSÕES:
Assim, os loucos e as touradas foram transformados em problemas para a cidade que clamava pelo progresso e suas medidas de modernização e higienização.
Palavras-chave:  Loucura; Touradas; Modernização da Cidade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004