IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
PERCEPÇÃO DOS MORADORES DO ASSENTAMENTO/INCRA: TAQUARAL DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS, À PRESENÇA DE PRIMATAS.
Wilson Ferreira de Melo 1   (orientador)   Melofewi@ibest.com.br
Marisol Martins Vincensi 1   (autor)   Marisol.vincensi@bol.com.br
1. Depto. de Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPAN/UFMS
INTRODUÇÃO:
A maior ameaça à sobrevivência de animais nos Assentamento/INCRA do município de Corumbá-MS, é a destruição de seus habitats naturais. Como regra, os moradores locais são responsáveis por essa destruição, seja por falta de alternativas para sua subsistência imediata, ou desconhecimento dessas alternativas, ou porque não compreendem a importância de conservar a fauna e flora para melhor qualidade de suas vidas ao longo prazo (DIETZ e NAGAGATA, 1997). Geralmente ao classificarem os animais os moradores fazem uso de categorias mentais que determinam, em si mesmas, relações de proximidade e distanciamento, afetividade e agressividade, através das quais definem maneiras específicas de se portar diante de cada espécie animal. Os primatas Alouatta caraya, Callicebus pallescens, Cebus apella paraguayanus e Callithrix argentata melanura que habitam o Assentamentos/INCRA: Taquaral, do município de Corumbá-MS, tem despertado interesse e curiosidade para uma parcela da população que habita essa área. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a percepção que os moradores do Assentamento/INCRA: Taquaral, tem sobre a existência de primatas, nesta localidade.
METODOLOGIA:
Foi elaborado e aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, solicitou-se informações básicas como: idade, sexo, nível de escolaridade, a respeito da caça local e sobre a importância dos primatas. A população alvo é constituída de adultos e adolescentes de ambos os sexos e todos residentes no Assentamento/INCRA: Taquaral do município de Corumbá-MS. O Assentamento Taquaral tem 394 lotes, com uma área média de 20 ha cada e sua vegetação é composta por árvores de médio porte e cerrado, sendo que em algumas partes encontram-se desmatadas, com áreas de pastagens, plantações de: milho, mandioca e cana de açúcar. As entrevistas foram realizadas em dias intercalados, durante os meses de agosto/2003 a dezembro/2003, com os moradores de cada lote, na Escola Rural e Posto de Saúde local.
RESULTADOS:
Um total de 248 pessoas responderam os questionários, sendo 122 do sexo masculino e 126 do sexo feminino. Todos são moradores do Assentamento Taquaral. Os resultados mostram que: 100% dos homens e 98% das mulheres sabem que existem primatas nos lotes. Os primatas mais conhecidos popularmente são: Bugio, Macaco Prego, Boca D'água, Sagui. Embora muitos moradores manifestaram total desconhecimento quanto aos nomes ou espécies de primatas. A importância que os macacos tem para os moradores foi categorizada: preservação, ( "serve para a fauna e a flora", "ajudam no equilíbrio ecológico"), 35,2,6% dos homens e 30,1% das mulheres; Importância, ("não tem importância nenhuma"), para os moradores são de: 14,7% dos homens e 8,7% das mulheres; Entretenimento, ( "Acho que eles alegram a gente"...), 9,8% das mulheres e 10,3% dos homens. Quanto a opinião dos moradores sobre a caça foram classificadas em categorias: de preservação, ("Quando é exagerada destrói o meio ambiente", "tem muito bicho em extinção"...), 13,9% dos homens e 17,4% das mulheres; Favorável a caça ( "sou a favor se necessário"...), 2,4,7% dos homens e 4,7% das mulheres são favoráveis; Contra a caça ( "não temos o direito de tirar a vida de ninguém", "Contra, tem pessoas que matam por diversão"...), 60,6% dos homens e 72,1% das mulheres são contrários a caça de macacos.
CONCLUSÕES:
A percepção apresentada pelos moradores do Assentamento/INCRA: Taquaral em relação aos primatas indica que, alguns moradores mesmo sabendo da existência de primatas e da sua importância para a natureza em caso de extrema necessidade praticariam a caça para sua sobrevivência, a maioria defende a manutenção e preservação desses macacos nesta localidade. Esses dados nos auxilia no entendimento de questões como a interação homem-animal e são relevantes para formulação de políticas de conservação e manejo das espécies desse município.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Percepção; Moradores; Primatas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004