IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
ENFERMEIROS, TÉCNICOS E AUXILIARES:NARRATIVA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL ENTRE TRABALHADORES DA ENFERMAGEM
Luciana Ribeiro 1   (autor)   lurribeiro@yahoo.com.br
Liana Genovez 1   (autor)   lianagenovez@yahoo.com.br
Carla de Meis 1   (co-orientador)   cdemeis@hotmail.com
João Ferreira da Silva Filho 1   (orientador)   jferreira@ccsdecania.ufrj.br
Carmelita de Almeida Souza 1   (autor)   
1. Depto. de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho descrevemos a construção da identidade profissional entre profissionais da área de enfermagem (enfermeiros formados, técnicos e auxiliares). Enfatizaremos a inter-relação destas narrativas com questões tais como, qual é o lugar de cada categoria da enfermagem frente ao cuidado ao paciente, ao saber e ao reconhecimento social.
METODOLOGIA:
Realizamos 27 entrevistas semi-estruturadas com profissionais da área da enfermagem que trabalham em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro.
RESULTADOS:
Para o público em geral, técnicos, auxiliares e enfermeiros são todos iguais, ou seja, são "enfermeiros". Entretanto, nas nossas entrevistas observamos que os entrevistados se defendem desta generalização criando diversas hierarquias entre si. Observamos também que, na cultura judaico-cristã, quanto mais uma categoria profissional ganha em estudo e especialização, menos se espera uma postura de cuidador (tocar e escutar o paciente) deste trabalhador. Isso porque o cuidado é visto como sendo um saber natural, ligado ao âmbito privado e não ao universo público. Logo, quanto mais a enfermagem se profissionaliza e se desenvolve tecnicamente, mais o enfermeiro se afasta do paciente. O cuidado ao paciente é sempre repassado para uma categoria profissional menos valorizada socialmente e que exige um menor grau de escolaridade.
CONCLUSÕES:
Em conseqüência, temos um grande número de erros que profissionais despreparados cometem ao cuidar dos pacientes e ao mesmo tempo profissionais com grande conhecimento teórico são privados de uma das mais importantes armas da prática de saúde: o contato e o cuidado ao paciente.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  identidade profissional; enfermagem; cuidado.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004