IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Planejamento Urbano e Regional - 4. Planejamento Urbano e Regional
A REVISTA ESPAÇO & DEBATES E O CAMPO DA PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL
Daniela Soares dos Santos 1   (autor)   dsoares04@yahoo.com.br
Pedro de Novais Lima Junior 2   (orientador)   pnlima@highway.com.br
1. Graduanda do Deptº de Artes e Humanidades, Universidade Federal de Viçosa-UFV
2. Prof.Dr. do Deptº de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Viçosa-UFV
INTRODUÇÃO:
O trabalho resulta de um estudo da Revista Espaço & Debates tomada como lugar de articulação e engajamento dos que esposam uma nova concepção quanto às relações entre governo e sociedade civil no que diz respeito à tomada de decisões sobre a cidade.
Efetua-se uma apreciação não do conteúdo, mas da forma e estrutura da publicação, procedendo-se também uma análise da movimentação, ao longo da existência da revista, dos atores (corpo editorial, correspondentes, etc.) e autores que com ela contribuíram.
Pioneira entre as publicações sobre a questão urbana e regional, surgida em 1981, num contexto de abertura política e conquista de várias prefeituras pela oposição, a Revista Espaço & Debates tornou-se ainda referência no campo em virtude de sua periodicidade, e relativa constância, e proposta editorial: tornar-se espaço de discussão e reflexão sobre as formas de pensar o urbano, fortalecendo a troca de conhecimento através da socialização das diversas informações produzidas no país e da tradução de textos, de forma a facilitar o acesso aos trabalhos produzidos fora do Brasil. A análise da Revista Espaço & Debates permite, assim, uma radiografia do campo da pesquisa e planejamento urbano e regional no Brasil a partir do período denominado de “redemocratização”, ao fim dos governos militares.
METODOLOGIA:
Trata-se de estudar, não o processo de urbanização ou a produção de políticas urbanas, áreas que, em geral, abarcam a pesquisa do urbano no país, mas o campo intelectual onde se pensa o urbano. O estudo de Espaço & Debates é uma estratégia para compreender o espaço científico no qual ela se insere e ajuda a constituir: ao evidenciar os movimentos teóricos e sociais a revista participa da fundação/ reestruturação e garante o registro histórico dos acúmulos de conhecimento.
A opção pela análise da estrutura da Revista Espaço & Debates como eixo de investigação resultou da valorização da movimentação/cronologia como evidência das mudanças no debate e para explicitar tais alterações foram elaboradas “fichas” de sistematização das informações que possibilitaram uma melhor visualização do conjunto, permitindo pensar os dados em suas relações.
A partir da análise e entrecruzamento de informações em fichas signaléticas de diferentes publicações do período, nas tabelas de acompanhamento da movimentação do corpo editorial e de articulistas, em quadro cronológico e periodização interna da Revista Espaço & Debates foi possível perceber a Revista evidenciando as mudanças no campo da pesquisa e planejamento urbano.
A análise foi confrontada e complementada com a leitura de comentaristas sobre a Revista.
RESULTADOS:
Com base na análise da movimentação do corpo editorial da Revista e na literatura especializada, é possível sugerir que o deslocamento geográfico dos autores e colaboradores de Espaço & Debates, ou seja, do núcleo centrado em São Paulo e que naquele momento buscava um estatuto teórico alternativo às práticas tecnocráticas então vigentes, indica uma estratégia de expansão da área de influência da Revista.
Além disso, uma vez que a produção intelectual foi pensada em relação às condições sociais nas quais ela se desenvolve, a análise das mudanças na estrutura da Revista (os arranjos e rearranjos no formato e no corpo editorial, a falta de recursos e editora) evidenciou como as pressões do poder público (através do apoio ou não à publicação, do financiamento de pesquisa, etc.) e as tensões resultantes de disputas internas no campo (relacionadas ao monopólio do saber sobre a cidade) influenciaram a produção intelectual em planejamento urbano
CONCLUSÕES:
Não é preciso muito para compreender a formulação de políticas urbanas como objeto de disputa, em parte porque os interesses em conflito são às vezes irreconciliáveis, em parte porque esses interesses se afirmam em visões de mundo que se enfrentam. A disputa pela formação de políticas urbanas assume então a forma de uma luta de representações na qual a Revista constitui elemento fundamental.
Anciou-se, com este trabalho, dar corpo a um grupo que pensa o mundo social através de categorias de pensamento particulares e cuja participação em Espaço & Debates contribuiu para conformar a intervenção e a produção intelectual sobre o urbano a partir dos anos 80, no Brasil. Em suma, pela análise da estrutura da Revista, ou seja, as tensões que evidencia, os personagens que a estruturam e aos quais ela possibilita a existência, foi possível apreender a influência que esse grupo infringiu no campo do urbano no Brasil.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Revista Espaço & Debates; Periódicos; Planejamento Urbano.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004