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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO: A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA SUPERAÇÃO VIRTUAL DAS FRONTEIRAS (CEFET-CUIABA,MT)
Olga Maria de Sena Jesus 1   (autor)   Profª / omsenaj@ibestvip.com.br
Maria Aparecida Morgado 1   (orientador)   Profª Drª / morgadom@terra.com.br
1. Istituto de Educação, Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
O século XX foi marcado por um desenvolvimento acelerado da tecnologia eletrônica, com atenção especial para a informática, o computador e a internet. O filósofo francês Pierre Levy acredita que o surgimento dos computadores e de uma rede para interligar as pessoas em todo mundo foi uma conquista tão importante para a humanidade como o controle sobre o fogo. O trabalho que aqui apresentamos integra o conjunto de estudos do Grupo de Pesquisa Educação, Jovens e Democracia, no Projeto Educação da Juventude de Mato Grosso: Impasses e Perspectivas Político-Pedagógicas. Investiga-se como os jovens utilizam no seu dia a dia as informações adquiridas na aula de informática para ampliar seus conhecimentos para além dos limites das fronteiras geográficas e para tomar decisões, conscientizando-se do seu papel social na interação com a sociedade mundial.
METODOLOGIA:
O estudo situou-se na perspectiva da pesquisa qualitativa. Foram utilizadas as seguintes técnicas investigativas: estudo bibliográfico, entrevistas, observação in loco. Elegeu-se o CEFET Cuiabá-MT como local de pesquisa pelos seguintes critérios: lá estudam jovens entre 14 e 18 anos, oriundos de diversas camadas sociais e advindos de várias regiões do Estado de Mato Grosso, especialmente do meio rural.
RESULTADOS:
Foram estudados 35 jovens do 3º ano do Curso de Zootecnia, por serem eles mais antigos na instituição e com mais conhecimento no campo da informática. Verificamos que 100% dos jovens estudados tem acesso a internet na escola e a utilizam como meio para buscar, receber e compartilhar informações. A pesquisa indica que 75% dos alunos acessam a internet pelo menos uma vez por semana. Já dentro da internet verificou-se que os jovens, além de buscarem informações nos sites (home- page) para fazerem pesquisas escolares (100 %), 5% vão de vez em quando a sites religiosos, 70% sempre visitam sites de variedades e 50% visitam outros sites (esportes, jogos, etc..) por curiosidade de vez em quando. Verificou-se também que as salas de bate-papo e os correios eletrônicos estão sendo muito utilizados pelos jovens para manterem amizades e criar novos relacionamento sociais, dentre eles participação em grupos de discussão sobre temas relacionados a disciplinas técnicas na área da agropecuária.
CONCLUSÕES:
A escola não deve se limitar a transmissão do saber compartimentado e repetitivo, mas sim possibilitar, a cada um o desenvolvimento de sua inteligência e de sua criatividade, bem como a sua capacidade de tomar decisões, com autonomia e independência. É preciso orientar os estudantes para que aprendam a aprender adquirindo livre acesso às informações democraticamente disponíveis, em particular através dos recursos da informática.. Sabe-se que os computadores exercem de fascínio nos jovens, podendo-se afirmar que eles estão ajudando os jovens do CEFET-Cuiabá, cuja maioria provém do meio rural, transformar as informações que lhes são lançadas diariamente em conhecimento que compartilham e socializam.
Palavras-chave:  Educação; Jovens; Tecnologia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004