IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 5. Protozoologia de Parasitos
ASPECTOS MORFOLÓGICOS PRELIMINARES DE COCCIDIOSE EM PEIXE AGULHA (Potamorrhaphis guianensis, SCHOMBURGK 1843).
Marcos Brabo 1   (autor)   marcospesca@yahoo.com.br
Edinaldo S. Ferreira 1   (colaborador)   edpesca@hotmail.com
Patricia Matos 2   (colaborador)   -
Márcia N. S. Santos 1   (colaborador)   -
Elane G. Giese 1   (colaborador)   -
Edílson Matos 1   (orientador)   edmatos@ufra.edu.br
1. Laboratório de Pesquisa Carlos Azevedo, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
2. Laboratório de Histologia de Animais Aquáticos, Universidade Federal do Pará - UFPA
INTRODUÇÃO:
Coccidios são parasitas que têm uma vida intracelular, com todo o ciclo de vida ocorrendo nas células hospedeiras (Azevedo et al.,1993). Nos peixes, os coccídios ocorrem nos mais diversos tecidos/órgãos, como brânquias, fígado, gônadas e outros (Lom e Dyková,1992). Nem todos os gêneros estão descritos como patogênicos. A descrição e ocorrência de coccídios, em peixes dulcícolas na região amazônica, é de grande interesse pela importância do estudo da análise do estado ictiosanitário da fauna aquática interiorana e de estuário.
METODOLOGIA:
Para este estudo foram utilizados 30 peixes, conhecidos vulgarmente como peixe agulha (Potamorrhaphis guianensis), encontrados nos braços do rio Peixe Boi, sendo a presença destes parasitas observada ao microscópio de luz (ML). Foram também coletados e preparados fragmentos parasitados para microscopia eletrônica de transmissão (TEM) e de varredura (SEM) de acordo com a técnica de rotina utilizada no Laboratório.
RESULTADOS:
A presença de esporos de coccídios, Calyptospora sp. (Apicomplexa) é facilmente observada em microscopia óptica, principalmente na fase de esporo, formando vacúolos parasitóforos. Em muitos casos são observadas células iniciais do ciclo de vida ou já formando vacúolos parasitóforos, quando encontramos diferentes fases do ciclo de vida. Os vacúolos parasitóforos encontrados nesta espécie de peixe localizam-se no fígado, variando de dimensão, mas sempre com quatro esporozóitos no interior de cada vacúolo.
CONCLUSÕES:
As observações iniciais das células e dos tecidos hospedeiros sugerem que estes parasitas poderão ser letais para os seus hospedeiros devido ao aspecto lítico adjacente. Há necessidade de maiores detalhes em microscopia eletrônica de transmissão e varredura, para que possamos identificar a espécie.
Instituição de fomento: Universidade Federal Rural da Amazômia (UFRA) e Universidade Federal do Pará (UFPA).
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Morfologia; Coccidiose; Calyptospora.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004