IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 5. Protozoologia de Parasitos
A ESTRUTURA FINA DO ESPORO DE UM MICROSPORÍDIO (PHYLUM MICROSPORIDIA) PARASITA DA MUSCULATURA DE Brachyhypopomus brevirostris (STEINDACHNER,1868) (FAM. HYPOPOMIDAE).
Patrícia Matos 1   (autor)   -
Edílson Matos 1   (co-orientador)   edmatos@ufra.edu.br
Márcia Santos 2   (colaborador)   -
Laura Corral 3   (colaborador)   -
Carlos Azevedo 3   (orientador)   azevedoc@icbas.up.pt
1. Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará - UFPA
2. Laboratório de Pesquisa Carlos Azevedo, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
3. Departamento de Biologia Celular, Universidade do Porto / Portugal - ICBAS / UP
INTRODUÇÃO:
Os microsporídios (Phylum Microsporidia) são parasitas exclusivamente intracelulares que ocorrem em diversos tecidos e órgãos de diferentes grupos taxonômicos, especialmente no grupo dos peixes. O tecido muscular sub-dérmico do teleósteo Brachyhypopomus brevirostris (nome vulgar: Ituí rajado) coletado em rio da região amazônica mostrava aspectos de lise, facilmente observada à vista desarmada.
METODOLOGIA:
Depois de retirados os cistos de parasitas, pequenos fragmentos foram observados em microscopia óptica para confirmação de que se tratava de microsporídios, e imediatamente fixados para microscopia eletrônica, em glutaraldeído a 3% tamponado com cacodilato de sódio a 0,2M, pH 7.2, durante 3 horas a 40C. Depois de lavados no mesmo tampão, durante 2 horas a 40C, os fragmentos foram pós-fixados durante 2 horas a 40C, em tetróxido de ósmio a 2% devidamente tamponado. Sequencialmente, os fragmentos foram desidratados em séries crescente de álcool, seguida de três passagens em óxido de propileno. O material foi incluído em Epon de acordo com as habituais técnicas laboratoriais (Matos et al., 2003). As observações foram feitas em cortes semifinos e em cortes ultrafinos, contrastados com acetato de uranila e citrato de chumbo, e observados em microscópio eletrônico de transmissão JEOL 100CXII operando a 60 Kv. Alguns fragmentos de cistos, foram pressionados entre lâminas de vidro com glutaraldeído a 3% tamponado com cacodilato de sódio 0,1M pH 7,2, e fixados nesta solução a 40C durante 2 horas e após mantidos em tampão de cacodilato de sódio, montados entre lâmina/lamínula e observados em microscopia óptica equipado com contraste de interferência diferencial (Nomarski) (DIC). Este tecido foi preparado pelas clássicas etapas de preparação de material biológico para observação em microscopia eletrônica de transmissão (TEM) .
RESULTADOS:
Foi verificada a ocorrência de esporos que, pela sua morfologia indicavam tratar-se de esporos de microsporídios. Estes esporos ocorriam isoladamente ou em pequenos grupos (até cerca de 20 esporos) ou em grandes aglomerados localizados nas bordas exteriores das fibras musculares. Em alguns casos, as miofibrilas adjacentes sugeriam alterações líticas evidenciadas pela desorganização das fibrilas. Os esporos tinham uma forma elipsoidal com cerca de 2,9 μm de comprimento e 1,7 μm de largura. Através da TEM foi constatada que toda a organização ultraestrutural do esporo apresentava as características dos microsporídios. A parede espessa (~ 37 nm) era formada por 2 zonas : uma externa, de matriz eletrondensa e uma interna, constituída por uma substância hialina. A porção apical junto ao disco de ancoragem apresentava menor espessura. O esporoplasma uninucleado apresentava um filamento polar enrolado na zona basal em 9-10 voltas, distribuídas em duas séries à volta do vacúolo. O polaroplasto do tipo membranar ocupava a porção anterior à volta do tubo polar e encontrava-se ligado a porção anterior do tubo polar. Não foram encontrados outros estados do ciclo de vida deste microsporidio parasita.
CONCLUSÕES:
Pelas observações em DIC e em TEM, concluímos observando-se a morfologia, tratar-se de esporos de microsporídios, sendo que no presente estudo há indícios de tratar-se de nova espécie, e que após estudos detalhados e do ciclo de vida, será proposta com a denominação de Microsporidium brevirostris.
Instituição de fomento: Fundação Engenheiro António de Almeida (Porto - Portugal).
Palavras-chave:  Microsporídio; Estrutura fina; Microsporidium brevirostris.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004