IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 5. Micologia
ESTUDO DA DIVERSIDADE DE COGUMELOS DA FAMÍLIA CLAVARIACEAE NO ESTADO DE SERGIPE
Uilma da Silva Aragão 1, 2   (autor)   uilmasilva@bol.com.br
Andrey Guimarães Sacramento 1, 2   (colaborador)   
Rejane Andrade Batista 2   (colaborador)   
Bruno Corrêa Menezes 1, 2   (colaborador)   
Paulo Henrique de Oliveira Araújo 1, 2   (colaborador)   
Josiele Watthier 2   (colaborador)   
Sheyla Alves Rodrigues 2   (colaborador)   
Regina Helena Marino 1   (orientador)   rehmarino@bol.com.br
Lauro Xavier Filho 2   (co-orientador)   xavier_filho@unit.br
1. Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Agronômica, São Cristovão, Sergipe
2. Universidade Tiradentes, Campus II, Aracaju, Sergipe
INTRODUÇÃO:
Os cogumelos são fungos conhecidos desde a Antigüidade, quando o homem já os utilizava como alimento ou medicamento. No entanto, na natureza existem centenas de espécies diferentes de cogumelos, sendo alguns venenosos, outros alucinógenos e, ainda, os que possuem propriedades medicinais curativas e até afrodisíacas. No Brasil, pouco se conhece sobre as espécies nativas de cogumelos. Os objetivos deste trabalho foram: a coleta e a identificação taxonômica das espécies de cogumelos da família Clavariaceae encontrados no Estado de Sergipe.
METODOLOGIA:
Os cogumelos foram coletados semanalmente, entre setembro e dezembro de 2003, na Estação Ecológica Santa Isabel localizada entre os municípios de Areia Branca e Itabaiana, e em janeiro de 2004 no Campus II da UNIT, na cidade de Aracaju. Os cogumelos coletados foram fotografados no campo e no laboratório (cortes dos basidiocarpos) com uma máquina digital Sony 2.0 Mb. Os exemplares foram catalogados com base nos registros de campo sobre o habitat natural e, em seguida, desidratado à temperatura de 50ºC e armazenados na Micoteca do Laboratório de Produtos Naturais e Biotecnologia do Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes. A identificação taxonômica dos cogumelos foi realizada pela análise macroscópica (formato dos basidiocarpos, distribuição e formato das ramificações), microscópica (formato dos esporos; arranjo das hifas do himênio) e reação bioquímica com sulfato ferroso.
RESULTADOS:
No Estado de Sergipe foram encontrados 450 exemplares de cogumelos sendo que 11 pertencentes à Ordem Aphyllophorales, da Família Clavariaceae. Destes cogumelos, os gêneros identificados estão na seguinte proporção: 1,3% de Clavaria, 0,7% de Ramaria, 1,3% de Clavulina e 0,2% de Sparassis.
CONCLUSÕES:
A região percorrida representou uma pequena área com diversidade de formações vegetais, como campos, restinga, cerrado e remanescente de Mata Atlântica. É notável que a região apresenta variedade de espécies de cogumelos, por esse motivo é importante o estudo detalhado dos cogumelos da família Clavariaceae, visto que há poucos trabalhos relatados na literatura sobre esta família, além da preservação e a possibilidade de futuros trabalhos visando a extração de substâncias bioativas que poderão ser utilizadas para fins terapêuticos.
Instituição de fomento: CNPq, FAP-SE, UFS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Clavariaceae; Cogumelos; Taxonomia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004