IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
CARACTERIZAÇÃO DAS COMUNIDADES DE PEIXES EM RIACHOS DE CABECEIRA DA BACIA DO RIO VACARIA-MS
Sabrina Bigatão Valério 1   (autor)   sabrinabigatao@hotmail.com
Lidiani Queli Lubas Ximenes 1   (colaborador)   lqueli@hotmail.com
Karina Keyla Tondato 1   (colaborador)   ktondato@hotmail.com
Thiago Rota Alves Felipe 1   (colaborador)   thiagofelipe@uems.br
Alexandro César Florentino 1   (colaborador)   alexandrocezar@yahoo.com.br
Yzel Rondon Súarez 1   (orientador)   yzel@uems.br
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
INTRODUÇÃO:
O conhecimento da composição e distribuição das espécies de peixes em riachos é de grande importância para o planejamento adequado de políticas de manejo dos ecossistemas aquáticos. Praticamente inexistem levantamentos taxonômicos de peixes nos riachos de cabeceira na bacia do Alto Rio Paraná, em sua porção Sul-Matogrossense, sendo assim, o objetivo do presente trabalho é caracterizar as comunidades de peixes em riachos da bacia do rio Vacaria quanto à composição e distribuição das espécies.
METODOLOGIA:
Os peixes estão sendo coletados bimestralmente com tela de isca (80x120cm) e esforço padronizado em 20 lances por local em 3 riachos no Município de Sidrolândia-MS. Os dados apresentados referem-se às duas primeiras coletas (Janeiro e Março) de 2004.
RESULTADOS:
Coletamos, até então 444 indivíduos, distribuídos em 28 espécies. A espécie mais abundante foi Serrapinus notonelas (134 ind.) seguida de Astyanax fasciatus (62 ind.) Hemigrammus marginatus (44 ind.). O Córrego São Bento apresentou o maior número de espécies (21), ou outros dois córregos apresentaram 13 espécies. Somente duas espécies foram encontradas em todos os locais, enquanto 12 espécies foram amostradas apenas uma vez.
CONCLUSÕES:
Acreditamos que a maior riqueza encontrada no Córrego São Bento é resultado de seu maior volume (Largura e Profundidade), sugerindo que existe uma relação entre a heterogeneidade espacial e diversidade de espécies. As cinco espécies mais abundantes totalizaram 72,3% dos indivíduos coletados. 50% das espécies representaram, individualmente menos que 1% do total de indivíduos, demonstrando a grande freqüência de espécies “raras” nas comunidades estudadas e que, interagindo com a elevada freqüência de espécies com ocorrência restrita reforça a necessidade de conservação destes ecossistemas a fim de permitir a manutenção de populações geneticamente viáveis para estas espécies. Várias das espécies encontradas apresentam “dúvidas” quanto à identificação, o que reforça a necessidade de novos levantamentos taxonômicos na região.
Instituição de fomento: FUNDECT (Processo 489/02)
Palavras-chave:  Ecologia de Peixes; Riachos; Bacia do rio Paraná.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004