IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
UTILIZAÇÃO DA ESSÊNCIA DE Campomanesia aromática (GUAVIRA) NA PRODUÇÃO DE PERFUME PROVENIENTE DA REGIÃO SUL-MATO-GROSSENSE
Edemar Benedetti Filho 1   (autor)   edemar@uems.br
Diane Cristina Araújo Domingos 1   (autor)   dianeuems@yahoo.com.br
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
INTRODUÇÃO:
Desde os primórdios da humanidade, pode-se afirmar, que o perfume surgiu como um purificador da alma e uma oferenda a Deus, uma vez que possuía uma estreita ligação com a religião. A palavra perfume vem da palavra latim perfumare que quer dizer encher de fumo, isso porque em sua fórmula original era queimado nos templos egípcios. O perfume é atualmente um complexo conjunto de substâncias de agradável aroma. Com a descoberta de novas matérias primas e de novos compostos químicos aromáticos, a indústria de perfumaria não se restringe só aos perfumes, mas também a outros cosméticos. Os óleos essenciais são extraídos, muitas vezes, de vegetais, sendo composto de álcoois, cetonas, aldeídos e éteres que são usados para fins farmacêuticos. A maioria dos perfumes sintéticos tem boa aceitação no mercado, embora os melhores perfumes sejam de composição de aromas naturais mesclados com sintéticos. Estudos mostram que os aromas despertam uma série de sensações diferentes no cérebro, muitos odores tornam-se completamente diferentes de alterarmos os aromas das substâncias. O objetivo deste projeto é a obtenção de um óleo essencial proveniente da região sul-mato-grossense na confecção de um perfume onde apresente uma boa aceitação nos possíveis consumidores de cosméticos, com a finalidade de promover a oportunidade da exploração de novos materiais naturais nesta região do país gerando uma agregação econômica ao produto.
METODOLOGIA:
Após a identificação da espécie vegetal, ocorreu a extração do óleo essencial através de arraste por vapor, utilizando água destilada com suporte. Na confecção do perfume, o óleo essencial obtido foi adicionado ao fixador, água destilada e álcool etílico. Em seguida iniciou-se uma pesquisa, junto aos acadêmicos e funcionários da instituição para avaliar a aceitação da fragrância.
RESULTADOS:
A espécie vegetal que apresentou uma melhor possibilidade para a realização do perfume foi a Campomanesia aromática, conhecida popularmente como Guavira, devido ao teor de 3 a 10% de óleo essencial presente em sua composição. Após a extração obteve-se cerca de 0,85mL de óleo essencial para 200g de folhas coletadas, onde foram previamente secas naturalmente. Utilizou-se água destilada como suporte no arraste ao vapor, não tendo a necessidade da utilização de solventes orgânicos, os quais poderiam encarecer o produto final. Após sua extração, utilizou-se em sua composição para obtenção do perfume, cerca de 1mL de água destilada, 8mL de álcool etílico, 0,05mL de óleo essencial e 0,10mL de fixador. Sendo necessário aproximadamente 5,5mL de essência para cada litro de produto. O produto foi testado perante cerca de 50 indivíduos os quais não apresentaram problemas de irritação na pele e a totalidade afirmou que o odor é agradável com possibilidade da aquisição do perfume.
CONCLUSÕES:
A obtenção de uma nova essência natural para aplicação como perfume é importante na valorização da flora brasileira, em específico da região sul-mato-grossense, demonstrando a importância da preservação e estudos de nosso meio ambiente. A importância de agregar bens aos produtos regionais é interessante no levantamento econômico de uma região, e esta pesquisa contribuiu para a utilização de uma espécie nativa na produção de óleo essencial, como aromatizante. Os resultados foram satisfatórios na obtenção de um odor agradável e as pessoas participantes aprovaram e recomendaram sua utilização. O gênero Campomanesia é rico em carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B e niaciana, e utilizado na medicina popular como anti hipertensivo, onde diversas pesquisar estão sendo realizadas para comprovar seu efeito terapêutico.
Instituição de fomento: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Extração; Produto natural; Aromatizante.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004