IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 5. Micologia
COLETA E IDENTIFICAÇÃO DE COGUMELOS DA FAMÍLIA POLIPORACEAE NA SERRA DE ITABAIANA, ESTADO DE SERGIPE
Paulo Henrique de Oliveira Araújo 1, 2   (autor)   paulozigomatico@zipmail.com.br
Andrey Guimarães Sacramento 1, 2   (colaborador)   
Uilma da Silva Aragão 1, 2   (colaborador)   
Rejane Andrade Batista 2   (colaborador)   
Bruno Corrêa Menezes 1, 2   (colaborador)   
Sheyla Alves Rodrigues 2   (colaborador)   
Regina Helena Marino 1   (orientador)   rehmarino@bol.com.br
Lauro Xavier Filho 2   (co-orientador)   xavier_filho@unit.br
1. Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Agronômica, São Cristovão, Sergipe
2. Universidade Tiradentes, Campus II, Aracaju, Sergipe
INTRODUÇÃO:
O estudo sobre as diversas espécies de cogumelos nativos, no Brasil, ainda é raro. A Estação Ecológica de Santa Isabel, localizada na Serra de Itabaiana, faz parte do complexo de Restinga, Cerrados e remanescente de Mata Atlântica, local que apresenta habitat ideal para algumas espécies de macrofungos. Os objetivos deste trabalho foram: a coleta e a identificação de cogumelos da família Poliporaceae, que poderão ser utilizadas, futuramente, na extração de substâncias bioativas de interesse medicinal.
METODOLOGIA:
Os cogumelos foram coletados semanalmente, entre setembro e dezembro de 2003, na Estação Ecológica Santa Isabel, na Serra de Itabaiana  Sergipe. Os corpos de frutificação foram fotografados com uma máquina digital Sony 2.0 Mb no campo e no laboratório. Os cogumelos foram submetidos a desidratação à temperatura de 50º, catalogados com base nos registros de campo sobre o habitat natural e armazenados na Micoteca do Laboratório de Produtos Naturais e Biotecnologia do Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes. A identificação taxonômica foi realizada pela análise macroscópica (coloração da estípite e do píleo; formato do chapéu; presença de estípite; presença de exsudatos), microscópica (formato dos esporos) e reação bioquímica com hidróxido de potássio a 10%.
RESULTADOS:
Na Estação Ecológica foram encontrados 450 exemplares de cogumelos sendo que 23,6% das espécies pertencem à família Poliporaceae. Os gêneros com maior número de representantes foram: Amauroderma, Ganoderma, Daedaea, Polyporus, Coltricia, Lenzites, Fomitopsis, Stereum.
CONCLUSÕES:
Os cogumelos pertencentes à família Poliporaceae destacam-se pela atividade decompositora de material orgânico e pela produção de substâncias bioativas de interesse medicinal, mas pouco se conhece sobre a diversidade de espécies desta família, no Brasil. No entanto, este trabalho inédito na região, apresentou alto índice de espécies de cogumelos pertencentes à esta família, os quais poderão ser utilizados em estudos futuros.
Instituição de fomento: CNPq, FAP-SE, UFS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Poliporaceae; Cogumelos; Taxonomia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004