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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
ORIENTAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL SOCIÓLOGO GILBERTO FREYRE
Andréa Mônica Santana da Silva 1   (autor)   deamsantana@hotmail.com
1. Universidade Federal de Pernambuco/UFPE - Prefeitura da Cidade do Recife/PCR
INTRODUÇÃO:
A partir do século XIX a sexualidade humana tornou-se objeto de estudos de diferentes áreas do saber, e inúmeros conhecimentos foram e vêm sendo produzidos e reproduzidos nas instituições, na família, na escola, modelando-nos e definindo-nos como sujeitos no dia-a-dia das relações sociais. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo muito mais que levar a informação biológica sobre a Educação Sexual aos alunos da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, pois, procurou apresentar ao jovem a oportunidade de escolher seus próprios valores e no debate com seus colegas adquirir maior segurança através da fundamentação e elaboração de suas posições, possibilitando assim, que os sujeitos envolvidos tirassem suas conclusões. Ao mesmo tempo em que analisou o sexo dentro de um contexto econômico, social e cultural, ressaltando a profunda inter-relação entre a questão sexual e a social. Essa discussão se faz relevante uma vez que, a sociedade repudia e ao mesmo tempo promove o comércio sexual e a exploração da imagem feminina levando os jovens a seguir os modismos, tendo a mídia como sua maior aliada.
METODOLOGIA:
Dessa forma, a pesquisa desenvolveu-se a partir da discussão de uma ampla relação de temas: Sexo e suas relações econômico-social e cultural; A mídia na banalização do sexo; Religião e sexualidade; Homossexualidade. Os temas foram expostos através de seminários, mostras de vídeo, pesquisas, debates e produção de material para exposição. Teve-se por sujeitos, 25 alunos do módulo III da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, 2 agentes de saúde, 1 grupo de teatro (Pedras de Loucas Lilás) e 3 pesquisadoras do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.
RESULTADOS:
Observou-se que, num país tão marcado pelos temas da sexualidade, expostos em piadas, em manifestações de gracejo, em fotos que colorem as bancas de revistas, nas danças dos programas de televisão, nas imagens comerciais cada vez mais gigantescas dos outdoors das grandes avenidas, ou, mais recentemente, na internet, o sexo seja tão pouco problematizado. Ou, antes, que apenas recentemente venha sendo apontado como questão pública fundamental. A prostituição infantil constitui, hoje, um problema cada vez mais denunciado, as imagens sexuais podem ser vistas a qualquer momento do dia, as crianças continuam a aprender o silêncio sobre assuntos tabus, como masturbação, virgindade, relação sexual, homossexualismo, enquanto que a sociedade não promove ao mesmo tempo e com a mesma intensidade, debate nacional, ou mesmo local, que procure dar respostas aos desafios colocados nesse terreno, na era da globalização.
CONCLUSÕES:
O trabalho de Orientação Sexual implica a discussão de questões sociais, éticas e morais. As relações entre liberdade, autonomia e respeito à intimidade devem estar presentes em todos os momentos e, principalmente, naqueles que tratam da sexualidade. Pois, a liberdade de ação e de decisão é condição fundamental para o homem e a mulher conhecerem as questões decisivas da sua vida e da sociedade na qual estão inseridos. Nossa estrutura social favorece o controle dos corpos, fabrica desejos, condiciona afetos a bens materiais, oferece soluções e idéias maravilhosas a serem consumidas, mas não favorecem a reflexão sobre as reais necessidades e vontades de cada um. Assim, a pesquisa favoreceu a participação constante dos sujeitos participantes, por meio de discussões que privilegiaram o posicionamento de cada um quanto ao tema em debate e o levantamento e discussão das dúvidas, das divergências e pontos em comum. Isto é, formou atitudes críticas e de compromisso em relação ao sexo, favoreceu a reflexão e o estudo dos fatos que influem na vida sexual e facilitou as relações interpessoais e uma interpretação positiva e consciente da própria sexualidade, como também, o desenvolvimento da afetividade que implicou no aprimoramento dos relacionamentos pessoais, da cidadania, dos direitos e dos deveres, considerados os pilares da construção de uma sociedade sadia.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Sexualidade; Educação de Adultos; Sociedade.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004