IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
OBTENÇÃO DE MEDIDAS DE CO2 DE ÁGUAS NATURAIS UTILIZANDO PRECIPITAÇÃO COM BA(OH)2
Edemar Benedetti Filho 1   (autor)   edemar@uems.br
Noé de Oliveira 1   (autor)   oliv.noe@uems.br
Wesley Pereira da Silva 1   (autor)   wespy_2@hotmail.com
Luzia Pires dos Santos Benedetti 1   (autor)   luziauems@yahoo.com.br
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
INTRODUÇÃO:
A alcalinidade (ou basicidade) representa a capacidade que um sistema aquoso tem de neutralizar ácidos. Assim, outro termo é comumente empregado na literatura: capacidade de neutralização de ácidos (CNA). O sistema do carbonato é o contribuinte dominante para a CNA em valores de pH conhecidos para águas naturais. Segundo Schnoor & Stumm, durante a última década, a excessiva acidificação de ambientes aquáticos em regiões populosas e industrializadas fez crescer o uso da CNA, como uma propriedade chave na avaliação do impacto ambiental resultante em estudos de bacias hidrográficas e águas superficiais. Em alguns estudos, a CNA tem sido calculada como a diferença entre cátions de base e ânions de ácidos fortes. A CNA calculada é geralmente mais alta que a titulada por Gran. Esse tipo de discrepância é causado pelo carbono orgânico e alumínio, e é devido em parte à curvatura na função de Gran, induzido pelo carbono orgânico. O monitoramento do nível de CO2 é importante na avaliação da CNA, o qual podem ser empregadas diversas técnicas de análise, porém muitas vezes são utilizados equipamentos dispendiosos. O monitoramento do nível de CO2 também é importante para a avaliação do nível de fotossíntese de um ambiente aquático. O objetivo deste projeto é a elaboração de um sistema de análise para a determinação de CO2 dissolvido através de titulação com Ba(OH)2 precipitando o CO2 na forma de carbonato.
METODOLOGIA:
Preparou-se uma solução de Ba(OH)2 concentrado apresentando-se 0,201mol.L-1 de íons OH- para diluição e armazenado em ambiente livre de CO2 acondicionado em uma caixa plástica com uma solução super saturada de NaOH, e a solução foi padronizada com HCl 0,1003mol.L-1. As amostras foram analisadas em sistema fechado utilizando bureta digital e com passagem de N2 pela amostra, as quais foram analisadas logo após sua coleta através de Garrafa tipo VanDorn. Elaborou-se um programa em QuickBASIC para os cálculos dos balanços de massa envolvidos nas reações químicas.
RESULTADOS:
Através da titulação das amostras com Ba(OH)2, há precipitação do CO2 livre na forma de carbonato de bário. Assim, foram realizadas duas titulações com Ba(OH)2, onde a primeira através da passagem de N2 pela amostra a fim de eliminar todo o excesso de CO2, ocorrendo assim apenas a neutralização dos ácidos, menos os provenientes do CO2. Na segunda titulação, sem a passagem de N2, ocorre neutralização de toda forma ácida. Através da diferença das duas titulações, temos a contribuição da acidez referente ao CO2 livre na amostra. Observou-se que em uma coleta diária em um período de 1 hora em um dia totalmente ensolarado em uma lagoa da cidade de Dourados, ocorreu uma diminuição de 1,0x10-5mol.L-1 na acidez na amostra, sendo o menor valor registrado às 14 horas com um valor de 4,5x10-5mol.L-1 a 23oC. O maior valor obtido foi de 6,6x10-5mol.L-1 às 3 horas a 15oC. As amostras foram avaliadas através da comparação com a detecção de CO2 utilizando FIA condutométrico pelo CO2 permeado através de membrana de teflon em uma amostra ácida. As variações de comparações dos valores dos métodos ficaram inferior a 1% de desvio nas amostras realizadas. Apresentaram uma velocidade analítica de 10 determinações por hora para as titulações potenciométricas.
CONCLUSÕES:
Apesar de existirem no mercado vários equipamentos que realizam a detecção de baixos níveis de CO2 dissolvidos em águas ambientais e na literatura ser descrita metodologia tradicional, estas, porém envolvem vidrarias que não estão disponíveis em qualquer laboratório de análise. Este método foi desenvolvido por apresentar equipamentos e reagentes de baixo custo, no qual é necessário somente um sistema de purga de gás nitrogênio para ajustar o sistema para não sofrer influência do meio externo. Os resultados foram satisfatórios em comparação com o sistema em fluxo por condutometria, o qual obteve um baixo desvio entre as análises, demonstrando a eficiência do método.
Palavras-chave:  Bracketing; Monitoramento ambiental; Reações de precipitação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004