IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 5. Micologia
COLETA E IDENTIFICAÇÃO DE COGUMELOS DA FAMÍLIA BOLETACEAE NA SERRA DE ITABAIANA, ESTADO DE SERGIPE
Bruno Corrêa Menezes 1, 2   (autor)   menezes_bruno@yahoo.com.br
Paulo Henrique de Oliveira Araújo 1, 2   (colaborador)   
Uilma da Silva Aragão 1, 2   (colaborador)   
Rejane Andrade Batista 2   (colaborador)   
Andrey Guimarães Sacramento 1, 2   (colaborador)   
Sheyla Alves Rodrigues 2   (colaborador)   
Regina Helena Marino 1   (orientador)   rehmarino@bol.com.br
Lauro Xavier Filho 2   (co-orientador)   xavier_filho@unit.br
1. Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Agronômica, São Cristovão, Sergipe
2. Universidade Tiradentes, Campus II, Aracaju, Sergipe
INTRODUÇÃO:
Na literatura, são encontrados inúmeros relatos sobre estudos de espécies de cogumelos comestíveis comercialmente importantes, enquanto que para as espécies nativas do Estado de Sergipe não há citações. A Estação Ecológica de Santa Isabel, localizada na Serra de Itabaiana, faz parte do complexo de Restinga, Cerrados e remanescente de Mata Atlântica, local que apresenta habitat ideal para algumas espécies de macrofungos. Os objetivos deste trabalho foram: a coleta e a identificação taxonômica das espécies de cogumelos da família Boletaceae encontrados no Estado de Sergipe.
METODOLOGIA:
Os cogumelos foram coletados semanalmente, entre setembro e dezembro de 2003, na Estação Ecológica Santa Isabel, no Estado de Sergipe. Os corpos de frutificação foram fotografados com uma máquina digital Sony 2.0Mb no campo e em laboratório (cortes dos basidiocarpos). Os cogumelos foram catalogados com base nos registros de campo sobre o habitat natural e, em seguida, desidratados à temperatura de 50ºC e armazenados na Micoteca do Laboratório de Produtos Naturais e Biotecnologia do Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade Tiradentes. A identificação taxonômica foi realizada pela análise macroscópica (coloração da estípite e do píleo; formato do chapéu; presença de estípite; presença de exsudatos; presença de véu/anel/volva/escamas) e microscópica (formato dos esporos; cortes dos basidiocarpos).
RESULTADOS:
Na família Boletaceae são encontrados fungos micorrízicos raros no Brasil, geralmente, associados à vegetação da Mata Atlântica. Nas coletas realizadas na Estação Ecológica Santa Isabel foram encontrados 450 exemplares de cogumelos e destes apenas 0,4% são representados pelos gêneros Boletus e Suillus de importância econômica.
CONCLUSÕES:
A Estação Ecológica, na Serra de Itabaiana, com diversidade de formações vegetais, como Campos, Restinga, Cerrado e remanescente de Mata Atlântica, representa habitat ideal para o desenvolvimento de fungos. Nessa região é importante a coleta e a identificação destas espécies, visando a preservação da biodiversidade de cogumelos, principalmente, da família Boletaceae de ocorrência rara no Brasil, tal como foi realizado neste trabalho.
Instituição de fomento: CNPq, FAP-SE, UFS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Boletaceae; Cogumelos; Taxonomia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004