IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A MORADIA NA PERIFERIA URBANA: UM ESTUDO SOBRE O PEDRA 90
Laura Cristina da Silva Vasconcelos 1   (autor)   lcsvasconcelos@bol.com.br
Zorene de Marillac Ferreira 1   (autor)   
Josiane Gonzaga Ferreira 1   (autor)   
Sônia Regina Romancini 2   (orientador)   romanci@terra.com.br
Adriana Queiroz do Nascimento 1   (colaborador)   dricaqn@bol.com.br
1. Graduando do Depto. de Geografia, ICHS/UFMT
2. Profa. Dra. do Depto. de Geografia, ICHS/UFMT
INTRODUÇÃO:
A cidade de Cuiabá, no início da década de 1970, apresentava cerca de noventa mil habitantes. Face à política de Iintegração da Amazônia à economia nacional, empreendida pelos governos militares, Cuiabá recebeu intenso fluxo migratório, que promoveu intensas mudanças sócio-espaciais, elevando sua população a aproximadamente 500 mil habitantes nos dias atuais. No contexto dessas mudanças, destaca-se a expansão das áreas socialmente periféricas, quer pelas ocupações irregulares, quer pelos loteamentos populares, a exemplo do Pedra 90 que foi implementado pelo governo do Estado no ano de 1992. A segregação residencial imposta a essa população é uma expressão espacial das classes sociais que surge da localização diferenciada destas classes no espaço urbano, em conseqüência da diferenciada capacidade que cada grupo social tem para pagar pela sua residência. É uma segregação imposta que atinge os grupos de baixa renda, os quais não têm, ou quase não têm, a possibilidade de escolha do local de moradia. Destaca-se que à época da implantação a área destinada ao Pedra 90 que estava fora do perímetro urbano, distante cerca de 20 Km do centro principal da cidade. A infra-estrutura instalada e a qualidade dos serviços públicos oferecidos não atendiam às necessidades básicas da população, que após muitas reivindicações conquistou algumas melhorias. Assim, através deste trabalho abordaremos a expansão da periferia em Cuiabá, destacando os aspectos da moradia no Pedra 90.
METODOLOGIA:
Adotando-se uma abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, trabalho de campo, registro fotográfico e entrevistas aos moradores. Os dados coletados foram discutidos e analisados pelo grupo, tendo em vista a elaboração de textos e a organização de painéis.
RESULTADOS:
Verificou-se que quando o bairro Pedra 90 foi implementado em 1992, distante cerca de 20 km do centro principal de Cuiabá, estava inserido no perímetro rural. Somente em 1996 é que passou a integrar o perímetro urbano. Destaca-se também que a população adquiriu os lotes sem as casas construídas, assim, os próprios moradores tiveram que construir as suas casas, através do processo de autoconstrução, tendo que sacrificar os finais de semana e férias, além disso, devido aos poucos recursos que possuem, a construção das casas se estendem por vários anos. Ressalta-se que a infra-estrutura do bairro na época da sua fundação era quase nula, e tudo que os moradores conseguiram nesses 11 anos foi através de muita luta e reivindicação como, por exemplo, as redes de água e energia elétrica, a construção do posto policial, a criação do centro de abastecimento da feira, a reforma e ampliação da escola Gastão de Matos Muller, a construção de 217 casas financiadas pela Caixa Econômica, Prefeitura e o Governo do Estado. Porém o bairro ainda apresenta sérios problemas de infra-estrutura, tendo como prioridade, segundo seus moradores, a pavimentação asfáltica, a construção das praças destinadas ao lazer, a solução dos problemas de ligações irregulares de água e luz, a instalação de rede esgoto, entre outros.
CONCLUSÕES:
O presente trabalho contribui para o conhecimento acerca da periferia urbana, e como exemplo de caso o bairro Pedra 90, que contribuiu para alterar o perímetro urbano do município, pois na época da sua construção situava no perímetro rural, e como o caso correspondia aos interesses da especulação imobiliária e principalmente aos interesses do Governo, que se auto-promoveu, dizendo-se preocupado com a população. Então podemos verificar a segregação socioespacial imposta aos seus moradores.
Palavras-chave:  Periferia Urbana; Moradia; Pedra 90.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004