IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 6. Gestão Financeira
DEMANDA, SATISFAÇÃO E QUALIDADE DO SERVIÇO CONTÁBIL SEGUNDO OS MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS DA CIDADE DE VIÇOSA -MG
Clarissa Marcelino Rezende 1   (autor)   clamrezende@yahoo.com.br
Aloísio Pereira da Silva 1   (autor)   aloisiocco@yahoo.com.br
Adriel Rodrigues de Oliveira 1   (orientador)   aroli@ufv.br
1. Depto. de Administração, Universidade Federal de Viçosa - UFV
INTRODUÇÃO:
Devido às constantes mudanças que ocorrem no cenário mundial, a cada instante, relacionadas a aspectos políticos, econômicos e sociais, é preciso que cada cidadão aprimore seus conhecimentos e relações. Dentre tais relações, podemos encontrar aquelas existentes entre as mais diversas instituições e todo o ambiente que as cercam.
Como a presente pesquisa envolve a prestação de serviços contábeis aos micro e pequenos empresários da cidade de Viçosa -MG, tal relação se dá entre a instituição empresa e as pessoas que, de algum modo, estão ligadas à mesma.
Sendo que, neste estudo, o que vem atrelada à instituição empresa, é a ciência da Contabilidade, que tem a função primordial de prover os usuários dos demonstrativos financeiros com informações que os ajudarão a tomar decisões quanto ao seu patrimônio. Tal atividade contábil, foi objeto de estudo deste trabalho, sendo analisada perante à visão e opinião de uma parcela de seus usuários, sendo estes, os micro e pequenos empresários em questão.
Assim, o objetivo principal da pesquisa consiste na análise da relação entre os micro e pequenos empresários e seus contadores/contabilistas, na cidade de Viçosa -MG, originando-se deste, alguns objetivos específicos como: o grau de satisfação de tais empresários quanto ao serviço contábil que lhes é prestado, esclarecimento da capacitação do profissional contábil; análise da opinião, dos contadores/contabilistas, quanto ao exercício e o reconhecimento da profissão e capacitação dos mesmos.
METODOLOGIA:
Tal pesquisa foi realizada nos Escritórios de Contabilidade inscritos na Delegacia Regional de Contabilidade, de Viçosa -MG, e nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs), clientes de tais escritórios. Quanto à cidade de Viçosa, a mesma localiza-se na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais e tem como atividade principal a prática do Ensino Superior.
A pesquisa se enquadra no tipo descritivo; sendo que, tal estudo pode também, ser classificado como exploratório, devido ao fato de se ter pouco conhecimento sistematizado a respeito desta relação aqui analisada. De acordo com o seu delineamento, é classificada como sendo de levantamento.
Com relação aos contadores/contabilistas, a população foi pré-definida, devido ao fato de se tomar como pré-requisito o registro dos mesmos na Delegacia Regional de Contabilidade e terem endereço fixo em Viçosa -MG; os micro e pequenos empresários constituíram uma população considerada intencional, pelo fato de terem sido indicados pelos já citados contadores/contabilistas, sendo que, estas indicações foram feitas de forma imparcial e com seriedade.
Na coleta de dados, foram utilizados o questionário, semi-estruturado, e a entrevista, sendo esta realizada, informalmente, com os dois públicos envolvidos.
Assim, para o processamento e análise dos dados, foram usadas técnicas do programa SPSS, tais como, análise de freqüência, cruzamento de dados e outros.
RESULTADOS:
Com relação ao perfil dos contadores/contabilistas, ficou constatado que o sexo predominante é o masculino, e a faixa etária se enquadra na acima dos 40 anos, sendo que, a maioria destes, possui nível técnico, mas a parcela de profissionais com nível superior ficou pouco atrás e a média de tempo de exercício da profissão foi de 20 anos. Nos escritórios em que o proprietário possui nível superior, seus funcionários já possuem, na maioria, formação técnica. Quanto ao uso de recursos de informática em seus escritórios, os profissionais contábeis, se demonstraram a favor dos sistemas de informática utilizados, e todos eles possuem máquinas com softwares, que vieram tornar seus serviços mais sistemáticos e organizados. Com relação às empresas analisadas, estas se inserem, em maioria, no comércio e já existem, numa média de 05 a 10 anos. Dos empresários analisados, 50% se enquadram entre 30 a 40 anos e 45,8% acima de 40 anos e 79,2% são do sexo masculino. Quanto à formação, a maioria é de nível superior. Outra questão observada foi que as empresas cujos proprietários possuem formação média e superior, estão obtendo melhores resultados com relação aos seus faturamentos. Com relação ao serviço contábil prestado, o mesmo se enquadra, em 92,3%, na Contabilidade Fiscal. Contudo, a relação entre os profissionais contábeis e os empresários, pode ser considerada bastante profissional, e a participação dos contadores na tomada de decisão de tais empresas, é considerada pequena.
CONCLUSÕES:
Quanto à formação do profissional contábil, a mesma se dá ainda, apesar de uma pequena diferença, pelos técnicos em Contabilidade. Já, a demanda de tais serviços é positiva, pois o número de MPEs de Viçosa –MG, clientes dos escritórios de Contabilidade é elevado. O serviço contábil prestado aos micro e pequenos empresários, está destinado a atender à legislação. Esta conclusão foi alcançada, com muita clareza, pelo fato disto ter sido constatado com quase a totalidade dos contadores/contabilistas envolvidos na pesquisa, como também, dos micro e pequenos empresários. Com relação ao perfil ético dos contadores/contabilistas, os empresários confirmaram a postura correta de tais profissionais. Quanto à atualização dos empresários, decorrente de seus contadores/contabilistas, mesmos se demonstraram satisfeitos com os informes dados pelos profissionais contábeis. Mas, as informações contábeis, que poderiam ser úteis ao gerenciamento de tais empresas, não são levadas em consideração. Esta situação pode ser considerada desagradável para os futuros profissionais da área como também, para todo o contador/contabilista empenhado em sua profissão, pois tais profissionais não participam na tomada de decisão das empresas. Contudo, além de existir uma certa resistência por parte dos empresários, há também, um afastamento do contador, de seus clientes, gerando assim, uma limitação de seus serviços à contabilidade fiscal, como também, a sua comodidade.
Palavras-chave:  Contadores; Empresários; Viçosa.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004