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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
RESPONSABILIDADE SOCIAL: NOVA PERSPECTIVA NA GESTÃO DE EMPRESAS
Sorele Carpanez Veiga 1   (autor)   scveiga@yahoo.com.br
Adriel Rodrigues de Oliveira 1   (orientador)   aroli@ufv.br
Walmer Faroni 1   (co-orientador)   w.faroni@ufv.br
1. Departamento de Administração, Universidade Federal de Viçosa - UFV.
INTRODUÇÃO:
As tradicionais questões administrativas das empresas não estão sendo suficientes para garantir o sucesso da empresa no mercado. Para se atingir o bom desempenho empresarial, as organizações estão voltando sua atenção a ampliação de seus horizontes, no que diz respeito às suas obrigações, limites e, até mesmo à sua área de atuação. Caiola (1995) afirma que, atualmente, a competência empresarial consiste em não só fazer as coisas do bem, segundo as regras de mercado, mas fazer as coisas boas, segundo princípio éticos.
Hoje, a Responsabilidade Social não é mais encarada como em seu surgimento no ano de 1889, quando era vista pelos princípios da caridade e da custódia. Esta possui, segundo definição do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social em seu site, o seguinte conceito: É uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social.
Com base nessa realidade, este trabalho tem por objetivo explorar tema da Responsabilidade Social, através da bibliografia existente. E, pretende-se responder às seguintes questões:
O que é Responsabilidade Social?
Como se comportam as empresas socialmente responsáveis frente aos stakeholders?
Qual a relação da Responsabilidade Social com a ética?
Qual a forma de empresas socialmente responsáveis utilizarem o Marketing Social? Quais os objetivos de se utilizar o Balanço Social?
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em artigos, livros, revistas especilizadas e também em sites da internet. Os textos selecionados foram aqueles que, de alguma forma, relacionaram-se com o tema do trabalho ou com o tópico abordado. Buscou-se esclarecer o conceito e as finalidades da Responsabilidade Social e o como se porta uma empresa que adota tal procedimento. Para a devida compreensão, demonstrou-se como se dá a relação de uma empresa socialmente responsável com seus stakeholders, qual a importância do marketing social para essas empresas e para a sociedade. Fez-se uma explanação de como se dá a ligação da ética com a Responsabilidade Social e com as empresas socialmente responsáveis. Além disso, foi feito uma abordagem da conceituação e importância do Balanço Social.
RESULTADOS:
Observou-se que a Responsabilidade Social vem sendo adotada pelas empresas por uma questão de sobrevivência a longo prazo. Essa atitude é diretamente influenciada pela sociedade, que se constitui num dos principais meios de sobrevivência das empresas. Assim, o que se viu, nesse trabalho, é que devido a essa necessidade, a Responsabilidade Social tem evoluído cada vez mais, estabelecendo elos que, para uma empresa adotá-la, tem de respeitar e vivenciar. Isso é o que ocorre com os stakeholders, com o marketing, com a ética e com tantos outros. Outro aspecto que se tem feito vital, para as empresas socialmente responsáveis, é a divulgação periódica do Balanço Social. Isto ocorre porque estas têm entendido que o Balanço Social se constitui em um relatório utilizado para divulgação e prestação de contas dos atos e planejamentos ligados à área social das empresas.
CONCLUSÕES:
Neste trabalho buscou-se explorar, bibliograficamente, o tema da Responsabilidade Social, desde seu processo evolutivo, até os dias de hoje. Foi mostrado que a interpretação da conceituação da Responsabilidade Social é muito subjetiva, mas mesmo com esta característica, é importante entender-se o que não é Responsabilidade Social. Notou-se, também, como se dá a relação de empresas socialmente responsáveis com os seus principais stakeholders. Viu-se que a ética constitui a base para uma empresa ser socialmente responsável. Foi demonstrado o que é o Marketing para causas sociais, como ele é importante e como se dá sua utilização por empresas socialmente responsáveis . Outro aspecto abordado foi a importância do Balanço Social e como este demonstrativo permite que empresas socialmente responsáveis mostrem com transparência e seriedade de seus atos e investimentos sociais. Dessa forma, esse trabalho mostrou a Responsabilidade Social, à medida que ela foi entendida e adotada, passou a ser uma atitude estratégica para as empresas, uma forma de garantir sucesso econômico ao longo prazo; isso graças à credibilidade que uma empresa ganha com a sociedade e com seus stakeholders à medida que vai tomando atitudes de uma entidade consciente de seu papel junto ao mundo que a cerca.
Palavras-chave:  Responsabilidade Social; Empresas socialmente responsáveis; Balanço Social.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004