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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
INVESTIGANDO OS SABERES DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS.
Milton Valençuela 1   (autor)   milton.v@uol.com.br
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
INTRODUÇÃO:
Este trabalho investigativo tem como ponto de partida as reflexões que faço como docente do curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Maracaju, MS (UEMS), e dessa forma tenho como problema de pesquisa: Como os egressos de 2002, do curso de Pedagogia - Habilitação: Educação Infantil e Séries Iniciais da UEMS percebe os saberes recebidos durante a formação inicial e que leitura fazem desses saberes na sua prática cotidiana em sala de aula? A partir desse problema de pesquisa tracei como objetivos gerais: Identificar saberes adquiridos durante a formação inicial dos egressos de 2002, do curso de Pedagogia e analisar a leitura que fazem desses saberes na prática cotidiana em sala de aula; e mais especificamente busquei: Identificar a natureza dos saberes na ação pedagógica dos professores recém formados; Contribuir com a conscientização dos recém formados a respeito do seu saber na prática pedagógica; Identificar as condições que contribuem para a mobilização desses saberes no âmbito da prática pedagógica.
A relevância deste trabalho se dá pelo fato de que a formação de professores para as séries iniciais da educação básica, antes da reforma educacional, se encontrava no âmbito da Pedagogia, atualmente a tendência é descaracterizar o curso de Pedagogia com o curso Normal Superior em detrimento da nova LDB 9394/96; afinal quem deve formar o profissional do ensino para as séries iniciais da educação básica, a Pedagogia ou Normal Superior?
METODOLOGIA:
A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, participaram dez egressos do curso de Pedagogia da UEMS do ano de 2002; optei por utilizar, como instrumentos de tomada de dados, questionários, com questões abertas e fechadas, de posse das questões respondidas por dez professores elaborei algumas questões abertas como roteiro para e entrevista semi – estruturada, foram entrevistados quatro egressos; o questionário foi elaborado e dividido em blocos: com questões fechadas, no bloco I busquei a identificação dos participantes da pesquisa, nos blocos II (Fundamentos da Educação) e III (Fundamentos: metodológicos, didáticos e práticas de ensino) procurei saber quais as disciplinas que mais contribuíram e menos contribuíram na formação dos egressos e no bloco IV com questões abertas relacionada a práticas e experiências pedagógicas vivenciadas pelos professores.
RESULTADOS:
Esta investigação identificou os saberes adquiridos durante a formação inicial de dez egressos de 2002, do curso de Pedagogia, e pude analisar a leitura que fazem desses saberes na prática cotidiana em sala de aula a luz do referencial teórico anunciado por Schön, Pérez Gómez e Alarcão, denominado de professor reflexivo, como um profissional que tem uma prática pedagógica cheia de incertezas e que atua de forma inteligente e flexível em situações diversas no cotidiano em sala de aula; Schön apresenta as seguintes concepções de conhecimento tácito e conhecimento escolar: conhecimento - na –ação é o conhecimento revelado nas ações inteligentes, isto é, o ato de conhecer está na ação; é performance das execuções, ou seja, é a descrição do saber que é tácito e esta implícita nas ações; reflexão - na – ação: é o pensar no sentido de realizar uma retrospectiva do que fazemos; tem uma função crítica e questionadora dos pressupostos do conhecimento – na- ação; foram revelados esse tipo de saber nos depoimentos dos professores entrevistados, admitem que a passagem pelo curso na universidade trouxe contribuições para melhor compreender as suas práticas pedagógicas em sala de aula, mas também eles revelam críticas ao modelo de formação recebida, a racionalidade técnica, como por exemplo o distanciamento entre a teoria e prática, modelo de formação de professores condenados pelos autores que advogam o paradigma do professor reflexivo.
CONCLUSÕES:
Nesta investigação percebi nos depoimentos dos professores recém formados, o amálgama dos saberes necessários ao ensino, segundo Gauthier, esses saberes são: o saber disciplinar; o saber curricular; o saber das ciências da educação; o saber da tradição pedagógica; o saber experiencial e o saber da ação pedagógica, formando uma espécie de reservatório de saberes, a idéia também neste trabalho foi a de perceber como os professores dão o sentido a cada um desses saberes e conforme os depoimentos colhidos há uma tendência em prevalecer o saber da ação pedagógica, pois os professores criam uma espécie de jurisprudência particular do tipo valorizar o saber disciplinar, curricular e o saber das ciências da educação recebido durante a formação inicial no curso de graduação em Pedagogia com os saberes experienciais.
Palavras-chave:  Formação de professores; Teoria e prática pedagógica; Saberes da ação pedagógica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004