IMPRIMIRVOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica
LEVANTAMENTO DE PARÂMETROS OPERACIONAIS PARA O PROCESSO GMAW PULSADO NA SOLDAGEM DE REVESTIMENTO.
Fábio Luis Castro Marinho 1   (autor)   marinhomec@click21.com.br
Thiago da Silva Barrozo 1   (autor)   thbar@ig.com.br
Eduardo de Magalhães Braga 3   (orientador)   edbraga@ufpa.br
Frank Leslie P. Quintana 2   (co-orientador)   frankles49@hotmail.com
Arildomá Lobato Peixoto 2   (colaborador)   arildoma@bol.com.br
Alderi Pantoja Fernandes 1   (colaborador)   alderimecanic@pop.com.br
José Tavares Machado Neto 1   (colaborador)   jtmneto@hotmail.com
Erlison Castro Alves 1   (colaborador)   Erlisonmec@yahoo.com.br
João Paulo Freitas da Silva 1   (colaborador)   jpfs20@click21.com.br
Nelson Belo Mendonça 1   (colaborador)   nesbelo@hotmail.com
1. Graduando do Dep. de Eng. Mecânica da Universidade Federal do Pará, UFPA
2. Mestrando do Dep. de Eng. Mecânica da Universidade Federal do Pará, UFPA
3. Prof. Dr. do Dep. de Eng. Mecânica da Universidade Federal do Pará, UFPA
INTRODUÇÃO:
A corrosão devida aos ácidos “naftênicos” é um dos maiores problemas metalúrgicos que atacam e desgastam diversas partes ao longo das unidades de destilação e processamento de petróleo causando, em todo o mundo, enormes prejuízos e interferências nos planos de manutenção das unidades. Para a solução de tal problemática costuma-se empregar a técnica de soldagem de revestimento (“weld overlay”), procedimento muito utilizado para se aumentar ou melhorar a vida útil dos componentes envolvidos no processo e reduzir o custo de manutenção, trata-se de um processo repetitivo de fabricação e que pode ser utilizado para compor uma ou várias camadas de uma determinada seção, obtendo-se desta maneira o revestimento desejado. Este trabalho tem como objetivo o levantamento dos parâmetros de soldagem ideais pelo processo GMAW pulsado para obter um cordão de solda com as características geométricas consideradas ótimas para este tipo de técnica, que são: máxima largura e reforço, e mínima penetração permissível.
METODOLOGIA:
O trabalho consistiu na medição da corrente de transição ao modo spray para diferenciadas velocidades de alimentação do arame. Estes dados foram manipulados através de cálculos e softwares específicos, como o software de aquisição SMG-PRO e o Statistica (análise de resultados). A deposição dos cordões (quatro por chapa) foi feita sobre chapas laminadas de aço inoxidável austenítico AISI 304 com dimensões 200 x 90 x 5mm utilizando o processo GMAW pulsado, tendo como proteção gasosa o argônio com 2% de oxigênio na vazão de 15 l/h e como metal de adição o arame da classe AWS ER309L com diâmetro de 1,2 mm. A deposição foi feita utilizando uma fonte de potência automatizada DIGITEC 600, aferida através do sistema de aquisição portátil “SAP-1”.
RESULTADOS:
Após a realização do estudo macrográfico da seção transversal nos cordões realizados com os parâmetros levantados, observou-se que para a corrente de base de 147 A, a penetração obtida foi de 4,5 mm, sendo alterada para 3mm quando o valor da corrente de base (Ib) foi aumentada para 170 A. De igual modo, a largura do cordão era de 17 mm quando a velocidade de alimentação (Va) do arame foi de 4 cm/min, passando a ser de 15 mm para a velocidade de 8 cm/min.
CONCLUSÕES:
Após análise dos resultados observados conclui-se que no processo GMAW pulsado, através da alteração de parâmetros de soldagem, pode-se manipular as características geométricas do cordão de solda de modo a obter-se um cordão com a geometria desejada.
Instituição de fomento: Cnpq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Parâmetros operacionais; Soldagem de revestimento; GMAW pulsado.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004