IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
LIXIVIAÇÃO DE BIOCIDAS USADOS NO ALGODÃO EM SOLOS TÍPICOS DA REGIÃO DE PRIMAVERA DO LESTE, MATO GROSSO
Luana de Souza 1   (autor)   luanaquimica@yahoo.com.br
Denise Graziele Gois Santos 1   (autor)   denis_quimica2001@hotmail.com
Antonio Brandt Vecchiato 2   (orientador)   brandt@cpd.ufmt.br
Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores 3, 4   (co-orientador)   eliana@cpd.ufmt.br
Marcelo Luiz Ferreira Cunha 3, 4   (colaborador)   
Alicio Alves Pinto 4   (colaborador)   
1. Graduanda do Depto. de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Terra – UFMT
2. Prof. Depto. de Geologia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra – UFMT
3. Prof. Depto. de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Terra – UFMT
4. Pesquisador do Grupo de Estudos de Poluentes Ambientais – UFMT
INTRODUÇÃO:
Com o crescente destaque da produção de algodão, muitos defensivos agrícolas têm sido usados, gerando preocupações com os passivos ambientais, dentre esses, a contaminação dos lençóis freáticos devido à lixiviação dos biocidas. A adsorção dos biocidas ao solo e sua solubilidade em água determinam a maior ou menor percolação através do solo. Os pesticidas que adsorvem intensamente ao solo apresentam menor mobilidade ficando retidos nas camadas superiores do solo. Além disso, aquelas substâncias que se degradam mais rapidamente apresentam menor possibilidade de atingirem as águas subterrâneas. Caso ocorram chuvas logo após a aplicação na cultura existe grande possibilidade de que os biocidas mais solúveis em água e menos adsorvidos pelo solo sejam lixiviados. Experimentos de lixiviação no campo empregando lisímetros podem ser caros e trabalhosos, de modo que diversos trabalhos têm sido publicados empregando colunas de solo e simulação de chuva em laboratório. Apesar das limitações que este processo apresenta em termos de representativa do comportamento do biocida no campo, ele pode fornecer informações importantes sobre o potencial relativo de contaminação de águas subterrâneas. Considerando o exposto, o objetivo deste estudo foi estudar a lixiviação de biocidas usados na cultura de algodão, através de experimentos de laboratório usando colunas de solo indeformadas, gerando informações que permitam avaliar o potencial de contaminação de águas subterrâneas por estas substâncias.
METODOLOGIA:
A coleta da coluna de solo foi realizada próxima à área de plantio de algodão e com o mesmo tipo de solo para todas as colunas. O estudo de lixiviação foi feito usando-se Latossolo Amarelo indeformado, coletado em colunas de PVC de 50 cm de altura e 15 cm de diâmetro, na região de Primavera do Leste – Mato Grosso. Estes ensaios foram feitos em quatro replicatas. A umidade da coluna de solo foi mantida à capacidade de campo quando foram aplicados metolaclor, clorpirifós, endosulfan e sulfato de endosulfan em dosagem similar à usada no campo pelos produtores. Simulou-se uma chuva de 200 mm por 24 horas com água destilada, recolhendo-se a água percolada a seguir. Em seguida, deixou-se por 24 horas sem chuva, reiniciando-se uma segunda chuva de 200 mm por mais 24 horas cuja água percolada foi coletada em duas porções, de 12 em 12 horas. O solo da coluna foi fracionado de 10 em 10 cm para análise de resíduos dos biocidas. Para a análise de água, a extração foi feita passando 500 mL de amostra em cartucho de C18, eluindo com acetato de etila e hexano e concentrando o eluato em evaporador rotatório. O concentrado foi retomado com tolueno e analisado por CG/EM. O solo foi extraído por agitação com solvente (água, acetona e acetato de etila), seguida de concentração e purificação por extração líquido-líquido com diclorometano. O extrato foi concentrado e retomado em tolueno para análise por CG/EM.
RESULTADOS:
Verificou-se que o endosulfan e seu metabólito, sulfato de endosulfan, não foram detectados nas águas percoladas, enquanto o clorpirifós foi detectado na água percolada em somente uma coluna nas primeiras 24 horas. O metolaclor se apresentou em maior concentração (0,03 a 0,15 g/L) nas águas das últimas 12 horas de chuva. A lixiviação no solo é causada pela característica de adsorção e polaridade dos biocidas, ou seja, quanto mais retido no solo menos se apresentará na água. Nas camadas do solo analisadas, observou-se que a mobilidade do metolaclor é muito grande tendo sido detectado em todas as camadas de todas as colunas. O clorpirifós foi detectado apenas na primeira camada de solo (0 a 10 cm). O endosulfan em sua forma alfa foi encontrado apenas em duas colunas e somente na primeira camada, enquanto que, em sua forma beta foi detectado em todas as colunas na primeira camada (0,02 a 0,11 g/kg) e em somente uma, também na segunda camada, em nível bastante baixo (0,01 g/kg). Por outro lado, o sulfato de endosulfan foi detectado nas duas primeiras camadas em três colunas e somente em uma na terceira e quinta camadas, sendo que, em maior quantidade, na primeira camada. Isto pode ser explicado pelo fato do sulfato de endosulfan ser mais polar que o endosulfan e ficar menos adsorvido no solo.
CONCLUSÕES:
De acordo com as análises feitas, o metolaclor apresentou uma movimentação maior, pois foi encontrado em todas as camadas de solo e também nas águas percoladas após as últimas 12 horas de chuva. O clorpirifós foi encontrado apenas na primeira camada de solo assim como o α- e β- endosulfan, enquanto o sulfato de endosulfan foi encontrado nas duas primeiras camadas de solo, não tendo sido detectados em nenhuma das amostras de água. Estes dados corroboram com aqueles encontrados na literatura, que reportam o metolaclor como altamente móvel no ambiente, diferentemente dos demais. Este estudo faz parte de um trabalho maior de avaliação do comportamento ambiental de biocidas usados no algodão em Mato Grosso. Estes resultados serão comparados posteriormente com dados obtidos com experimentos de campo com lisímetros visando verificar a aplicabilidade do uso das colunas de solo em laboratório para avaliar a lixiviação de biocidas.
Instituição de fomento: FACUAL - Fundação de Apoio à cultura de algodão
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  lixiviação; biocidas; latossolo amarelo.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004