IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
Características de crianças e adolescentes vítimas de Violência Doméstica no Município de Corumbá, MS
Hamana Tarraf Rodrigues 1   (autor)   hatarraf@bol.com.br
Andréa Alves Lima Corrêa 1   (colaborador)   dedeiario@bol.com.br
1. Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS
INTRODUÇÃO:
[Introdução] O fenômeno da Violência Doméstica pode ser compreendido como todo ato ou omissão praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e adolescentes, sendo que esse fenômeno se apresenta de diferentes formas: Violência Psicológica, Negligência, Violência e Exploração Sexual, Violência Física e Abandono. Tendo como preocupação a existência desse fenômeno no município de Corumbá,MS, o objetivo deste trabalho foi conhecer a situação da violência doméstica praticada nesse município e as características das vítimas.
METODOLOGIA:
[Metodologia] Para o levantamento dos dados foram contatados o Conselho Tutelar e o Programa Sentinela durante o ano de 2002. Os dados conseguidos foram agrupados nas categorias: sexo, idade, e tipo de violência.
RESULTADOS:
[Resultado]. Foram registrados quarenta e seis casos no Município de Corumbá ocorridos no ano de 2002. Destes, vinte e três foram fornecidos pelo Conselho Tutelar e o restante pelo Programa Sentinela. Constatou-se que 63% das vítimas são do sexo feminino com idade entre um e dezessete anos, 23% são do sexo masculino com idade entre dois e dezesseis anos e o restante não constavam os nomes das vítimas. Dentre essas quarenta e seis vítimas, quarenta sofreram um tipo de violência doméstica, cinco sofreram dois tipos de violência doméstica simultaneamente e uma vítima sofreu três tipos de violência doméstica. Desses quarenta e seis casos, o maior índice registrado é de violência psicológica com 26%, seguido de negligência com 23%, violência física 19%, exploração sexual com 15% e abandono com 10%.
CONCLUSÕES:
[Conclusão] Com base nos dados obtidos pela pesquisa pode-se concluir que, durante o período estudado, a maior porcentagem das vítimas da violência doméstica foi do sexo feminino e que começaram a ser violentadas mais cedo do que as vítimas do sexo masculino. As vítimas do sexo feminino deixaram de ser violentadas mais tarde do que as vítimas do sexo masculino. Outra conclusão é que o tipo de violência doméstica mais praticado no período foi a violência psicológica e que 13% das vítimas, ou seja, a minoria sofreu até três tipos concomitantes de violência doméstica.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Criança; Adolescente; Violência Doméstica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004